Sínodo dos Bispos: Fase diocesana começa a ser trabalhada nas comunidades

20211210-sinodo-formacao-coordenadores-paroquiais (4)

Com o ciclo de formações destinadas aos dinamizadores locais, concluiu-se a fase preparatória deste itinerário diocesano. Esta fase formativa alcançou cerca de 100 pessoas que participaram nos quatro encontros promovidos pela equipa sinodal da diocese.

Um primeiro momento, realizado na Cova da Piedade, destinou-se às vigararias de Almada, Caparica e Seixal; seguiu-se um segundo momento formativo destinado às vigararias do Barreiro, Moita e Montijo, que decorreu no Barreiro; finalmente, os representantes das vigararias de Setúbal, Palmela e Sesimbra, reuniram-se na casa de Santa Rafaela. Houve ainda um quarto momento de formação que decorreu nas plataformas digitais e que esteve aberto a quantos não puderam participar nas formações anteriores ou quiseram aprofundar as propostas deste Sínodo.

As formações seguiram um modelo proposto pela Secretaria do Sínodo recorrendo aos materiais que têm sido disponibilizados para esta fase.

Entretanto, na página da Diocese de Setúbal, foi criado um espaço específico destinado a esta fase diocesana do Sínodo, onde é possível encontrar materiais de apoio e documentos que podem auxiliar o trabalho dos grupos a nível local.

Nesta fase, os dinamizadores locais começam a promover encontros a nível paroquial dos quais sairão sínteses que irão contribuir para o documento final diocesano a enviar para a Conferência Episcopal Portuguesa. Das sínteses de todas as dioceses sairá o documento a enviar para Roma, com as linhas essenciais que resultaram desta experiência de Sinodalidade. Não se trata de uma metodologia, mas do um novo estilo de caminhar em Igreja, que o Papa Francisco propõe.

Saiba mais sobre o Sínodo dos Bispos e sobre o Sínodo Diocesano em diocese-setubal.pt/sinodo

Para qualquer esclarecimento sobre o processo sinodal contactar sinodo@diocese-setubal.pt

Comissão Preparatória do Sínodo Diocesano

Sínodo dos Bispos: Formação para coordenadores locais