CNE: Luz da Paz de Belém partilhada a partir da Região de Setúbal

Desta vez foi a Sé de Setúbal a acolher a cerimónia da partilha da Luz da Paz de Belém numa eucaristia presidida por D. José Ornelas.

No início da celebração, a Chefe Regional, Ana Margarida Chagas reconheceu a importância desta iniciativa acontecer em Setúbal.

“Em tempos de distanciamento, há uma luz que nos aproxima. Uma luz que vai construir uma rede de paz a partir dos nossos agrupamentos e comunidades” lembrou a responsável pelo escutismo nesta região, no momento em que dava início a este momento de partilha.

Foi o Miguel, um lobito, que trouxe consigo a luz desde Vila Real e que entrou na Catedral de Setúbal levando consigo a luz que depositou no altar da celebração.

“Deixem-se iluminar pela luz que vem…” foi o desafio lançado pelo bispo de Setúbal perante as delegações regionais do Corpo Nacional de Escutas (CNE), vindas de todo o país para levarem consigo a pequena luz da gruta de Belém.

“Todos nós temos uma luz para levar, e essa luz não é só nossa…” lembrou D. José desafiando cada um a partir. “Saiam de vós próprios, vão ao encontro dos outros e partilhem esta luz…  mas deixem que Deus vos ajude nessa tarefa, para que esta luz ilumine à nossa volta” salientou.

O Chefe Nacional, lembrou que este momento de partilha “sublinha o que nos une e as redes que queremos estabelecer à nossa volta…   a importância de sermos construtores de paz e de alegria”. Ivo faria deixou ainda o desafio a que os escuteiros não se limitem a distribuir esta luz na Igreja, mas “tenham a capacidade de a levar para fora, até junto daqueles que não costumam vir à Igreja”.

Antes desta celebração eucarística que marcava a partilha da luz, o dia foi marcado também por um jogo de cidade que desafiou as várias secções a conhecer a cidade e fazer também uma caminhada de Advento até à Sé para acolher a luz.

Estiveram presentes delegações de todos as regiões do CNE em Portugal e grande parte dos agrupamentos da Região de Setúbal que agora irão promover nas suas comunidades, momentos de partilha da luz.

Corpo Nacional de Escutas – Região de Setúbal

13 de Dezembro de 2021