Irmãs da Apresentação de Maria: Maria Rivier, fundadora da congregação, será canonizada

20211215-maria-rivier-canonizacao

As Irmãs da Apresentação de Maria recebem com “júbilo” a decisão do Papa Francisco, pela promulgação do decreto de canonização de Maria Rivier. Nota da congregação:

Foi com enorme júbilo que toda a Congregação das Irmãs da Apresentação de Maria recebeu a feliz notícia, esta segunda-feira, dia 13 de dezembro, da promulgação pelo Papa Francisco do decreto da canonização da nossa fundadora, Maria Rivier.

Este anúncio há muito esperado, faz o nosso coração transbordar de alegria e reconhecimento por este dom gratuito de Deus Trindade e assim prolongar o nosso hino de ação de graças neste ano também especial da celebração dos 225 anos da fundação da nossa Congregação e no 39ºano da Beatificação da Madre Rivier.

Escrevendo a toda a Congregação, a nossa Superiora geral, Madre Maria dos Anjos Alves, diz:

Não há palavras para descrever o que estamos a experimentar neste momento.

Ação de graças ao Deus Trindade pela sua grande misericórdia, pelo seu olhar cheio de beleza, transbordante de amor por nós, Ele nos abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais em Cristo Ef 1,3.

Ação de graças à Igreja por reconhecer oficialmente a Santidade da vida de Maria Rivier.

Ação de graças por todas as nossas irmãs de todos os tempos que rezaram e trabalharam com fé e amor e que esperaram por este momento com confiança.

Ação de graças por toda a Família espiritual da Apresentação de Maria: crianças, jovens, Associados, Leigos consagrados, colaboradores, os nossos amigos e famílias.

Rezámos muito pela sua canonização; esperávamos fervorosamente, como a pequena Marinette aos pés da Pietà: Virgem Santa, cura-me. Nossa Senhora vai curar-me.

Em oração, temos esperado pela hora de Deus. Hoje, somos testemunhas desta graça divina, do milagre solicitado com fervor, há muito esperado na fé e na confiança”.

O milagre atribuído à sua intercessão, reconhecido pelo Papa Francisco, nesta segunda-feira, ocorreu em 2015 nas Filipinas, com uma menina recém-nascida que sofria de “hidropisia embrio-fetal generalizada precoce não imunológica”.

Maria Rivier, a fundadora das Irmãs da Apresentação de Maria

Maria Rivier, nasceu a 19 dezembro de 1768 em Montpezat-sous-Bauzon, França. Aos 16 meses sofre uma queda que a deixa paralítica e que dificultará o seu crescimento. Depois de 4 longos anos num diálogo misterioso diante de Nª Srª da Piedade, é curada milagrosamente e intui então que a sua vida será totalmente para Deus, inteiramente entregue a fazer conhecer e amar Jesus e Maria. Aos dezassete anos, pede para entrar na Congregação das Irmãs de Nossa Senhora de Pradelles, mas o seu pedido foi recusado devido ao seu frágil estado de saúde.

A 21 de novembro de 1796, festa da Apresentação de Maria no Templo, em plena Revolução Francesa, Maria Rivier e quatro companheiras consagram-se a Deus e à missão da educação cristã da juventude, com especial predileção pelos pobres.

Nasce assim a Congregação das Irmãs da Apresentação de Maria.

Maria Rivier morre a 3 de fevereiro de 1838 em Bourg-Saint-Andéol, França. A Congregação conta então mais de 300 religiosas espalhadas em 141 comunidades.

É beatificada pelo Papa João Paulo II a 23 de maio de 1982.

A Congregação da Apresentação de Maria, tem a casa geral em Castel Gandolfo – Itália, está presente em 20 países, nos 4 continentes.

Em Portugal realiza a sua missão apostólica, segundo o carisma inspirado por Deus a Maria Rivier, nas dioceses do Funchal (Funchal, Gaula, Prazeres, Calheta), Setúbal (Casa Provincial, Noviciado, Casa de Nª Srª da Saúde, Montijo), Lisboa (Azambuja), Leiria-Fátima (Fátima), Portalegre-Castelo Branco (Alferrarede, Cernache do Bonjardim).

Enriquecidos/as pelo dom incomparável da canonização, caminhemos à luz da nossa Santa Madre Rivier e testemunhemos a força miraculosa de uma grande fraqueza”. (Madre Maria dos Anjos Alves)

Irmãs da Apresentação de Maria

15 de Dezembro de 2021