Formação: “Academia Fé e Cultura” inicia em 2022 com projeto-piloto

A Diocese de Setúbal promove, nos primeiros meses de 2022, duas propostas formativas para todos os que desejem aprofundar a mensagem e a fé cristã.

O novo projeto de formação da Diocese de Setúbal iniciará com o módulo “Evangelho de São Lucas” (de 25 de janeiro a 22 de fevereiro) e o módulo “História da Igreja de Setúbal” (de 3 de março a 28 de abril).

As duas formações irão decorrer em regime híbrido (presencial e online via Zoom), podendo os interessados escolher a modalidade em que querem frequentar os módulos. Para quem opte pela frequência presencial, as sessões de formação decorrem no auditório do Externato Frei Luís de Sousa, em Almada.

NOTA: A partir do segundo módulo, todos os formandos terão acesso às gravações das sessões de formação.

Esta ação formativa dirige-se a todos os diocesanos, leigos ou consagrados, em especial os que desempenham ou venham a assumir papéis de liderança nas comunidades e movimentos eclesiais.

Propostas formativas

Módulo I: Evangelho de São Lucas

• Formador: Padre João Lourenço
  • Datas: 25 e 31 de janeiro, e 1, 7, 8, 15, 21 e 22 de fevereiro de 2022
  • Horário: 21h00 – 22h30 (entre 2ªas e 3ªas feiras)
  • Prazo de inscrição: 20 de janeiro – ENCERRADAS

Apresentado em 8 sessões, São Lucas é o Evangelho que, no ano litúrgico de 2021/2022, vai acompanhar a vida da Igreja e dar sentido à liturgia e à pastoral das nossas comunidades. Descobrir o encanto deste texto e as motivações que lhe conferem um sentido de atualidade, tanto profética (na perspetiva da mensagem eclesial que propõe) como pastoral (na dimensão sinodal) das suas narrativas, faz de Lucas um verdadeiro tesouro para a vivência da nossa fé e da identidade cristã que hoje se faz significativa e motivante para as nossas Comunidade cristãs.

Módulo II: História da Igreja em Setúbal

• Formador: Padre Francisco Mendes
  • Datas: 3, 10, 17, 24 e 31 de março, 7 e 28 de abril de 2022
  • Horário: 21h00 – 22h30 (5ªas feiras)
  • Prazo de inscrição: 24 de fevereiro (extensão de prazo)

“A História da Igreja de Setúbal”, é um convite, feito em 7 sessões, a um percurso desde os primórdios do cristianismo na Diocese com a presença dos Romanos e dos Visigodos, passando pelo domínio Muçulmano e a Reconquista. Permite uma viagem temporal pela evolução da criação e divisão territorial das paróquias na Idade Média, moderna e contemporânea. Aborda o impacto da história da Ordem de Santiago e da vida religiosa, na Diocese. Percorre a história das Paróquias e dos Santuários, e descreve o dinamismo da solidariedade social com enfoque no papel das Misericórdias, das Confrarias e dos modelos de Solidariedade contemporânea. Por fim, explica o percurso histórico que leva ao ponto central da criação da Diocese de Setúbal, apresentando personalidades de relevo da sua História.

Inscrições

As inscrições decorrem em formulário online: https://bit.ly/Academia-Fe-Cultura-Inscricoes-22

Os custos da formação são suportados pelo próprio formando a título de donativo, estimando-se um valor de 30€ por módulo. Dados para envio do donativo por transferência bancária:

• Entidade: Seminário Diocesano de Setúbal
  • IBAN:  PT50 0007 0000 0086 2275 1962 3 (Novo Banco)

Caso pretenda um recibo de donativo, deve indicar o Número de Identificação Fiscal (NIF) e a morada no formulário de inscrição. O comprovativo de transferência deve ser enviado para academiafecultura@diocese-setubal.pt com indicação do nome completo do formando e módulo(s) a frequentar.

Nota: A abertura dos módulos está condicionada à inscrição de 50 participantes em regime presencial. A participação online tem um limite de 100 formandos.

A Academia Fé e Cultura

A Academia Fé e Cultura (AFC) é um projeto em desenvolvimento na Diocese de Setúbal com o intuito de oferecer um fórum de reflexão e formação bíblica, teológica e cultural às suas comunidades, em diálogo com a sociedade e como resposta aos desafios da evangelização e da missão nos tempos atuais.

Este projeto segue o espírito de renovação pastoral proposto à Igreja pelo Papa Francisco na exortação apostólica Evangelii Gaudium, em que sugere a toda a Igreja “um estudo sério e perseverante da Bíblia e a promoção da sua leitura orante pessoal e comunitária.”

Também D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, exprimia esta aspiração, na nota pastoral “Levanta-te e partilha a fé e a missão”, de 2019, quando apresentava o projeto da Academia:

“Espero que esta [Academia “Fé e Cultura”] seja um lugar importante de formação cristã para a nossa Igreja, particularmente para os líderes de ministérios e movimentos nas nossas comunidades, de abertura e cruzamento da fé com os saberes e desafios da sociedade onde nos inserimos, numa atitude de diálogo e anúncio credível do Evangelho.”

A AFC vem dar sequência à “Escola da Fé”, que produziu bons frutos na Diocese, bem como aos projetos anteriores orientados pessoalmente pelo Bispo de Setúbal: “Encontros com Marcos” (em 2018) e “Encontros com João” (em 2020).

Para mais informações sobre a Academia Fé e Cultura, contactar academiafecultura@diocese-setubal.pt

JM

Academia Fé e Cultura/D. José Ornelas: “Aprofundar a fé para melhor participar na Igreja”

17 de Dezembro de 2021