Quinta do Conde: D. José Ornelas presidiu à bênção de novo altar

20211217-bencao-altar-quinta-do-conde (21)

No passado dia 4 de dezembro D. José Ornelas presidiu à Eucaristia de bênção do novo altar da Igreja de Nossa Senhora da Boa Água, na Paróquia da Quinta do Conde. Na ocasião, o Bispo diocesano referiu que “o altar é o resumo da nossa fé”.

“É à volta do altar que Deus nos reúne e nos oferece a Sua vida, para a partilharmos – assinalou o Prelado – Quando aqui recebemos o Pão da Vida é para sermos, também nós, geradores de vida nova no meio deste mundo”.

D. José Ornelas formulou o desejo de que a bênção daquele novo altar seja, no seio da comunidade paroquial, “uma imagem do querer bem de Deus que traz alegria, esperança e vida que se partilha”.

“Aqui, na Igreja, reunimo-nos e somos família ao redor do altar, independentemente da nossa proveniência. A comunidade é a casa de Deus onde Jesus prepara a mesa para nos alimentar e curar. Nós ‘corremos’ à mesa do Pão para nos purificarmos e partilharmos, uns com os outros, o ser amigo, ser providente, para levarmos a esperança por onde passarmos”, destacou ainda o Bispo.

De acordo com o pároco, Padre Carlos Russo, o novo altar e ambão foram oferecidos por um paroquiano. O anterior altar era constituído por um “tampo assente em quatro pés de madeira” e que “abanava quando alguém lhe tocava”. Desta forma, “os pés foram reciclados e transformados em duas mesas: uma de apoio ao sacrário e outra para colocar a imagem de Nossa Senhora”.

Na celebração de bênção, o Bispo diocesano usou do ritual de consagração do altar, onde foi colocada uma relíquia de São Pio de Pietrelcina.

AS

17 de Dezembro de 2021