Saúde: Hospital Garcia de Orta celebra 30 anos de funcionamento

20211216-30-aniversario-HGO (6)

D. José Ornelas presidiu à celebração eucarística do 30º aniversário do estabelecimento hospitalar, assinalado esta quinta-feira, 16 de dezembro.

A missa em ação de graças aconteceu na capela hospitalar, concelebrada pelo Padre José Pires, sj, assistente espiritual e religioso, e na presença de alguns voluntários, profissionais de saúde e membros do Conselho de Administração.

No início da celebração, o Bispo de Setúbal, lembrou que instituição se apresentou como nova unidade hospitalar de referência na região.

“Todo esse período de prova, de preparação e esperança foi encontrando realização”, afirma.

Recordando, a sua primeira visita ao hospital, na qual teve oportunidade de escutar um administrador afirmar que “um hospital é uma das coisas mais difíceis de gerir”, o prelado afirma que este é um local de “sinergias, boas vontades e dedicação”, lembrando a situação difícil que os cuidados de saúde ainda vivem, provocada pela pandemia.

“Os casos de Covid-19 foram subindo e com eles a generosidade e a dedicação, até à exaustão, dos profissionais de saúde. Isto, acho que fica na nossa memória”, ressalta.

Para o bispo diocesano, a instituição e o seu corpo clínico, “é um tesouro acumulado, que ajuda a procurar soluções novas, mais humanizadoras, que caminha para uma sociedade que se quer bem, como pais que cuidam dos filhos”.

“Nestes 30 anos, neste avizinhar do Natal, é preciso sonhar juntos. O esforço que fizeram, de todo o pessoal de saúde, que trabalha nestas instituições, tornou visível a necessidade de investimento, investir em pessoas, capacitá-las, ajudá-las a ser pessoas que reconstroem as ruínas existências de tantas vidas.”

“Que esta casa seja sempre um lugar de reencontro e de recuperação de forças para a existência”, concluiu.

Fotos: Hospital Garcia de Orta, EPE

17 de Dezembro de 2021