Frei Luís de Sousa: Externato diocesano celebrou o Natal com a presença de D. José Ornelas

20211222-externato-frei-luis-de-sousa-celebracao-natal

O Bispo de Setúbal convidou a comunidade escolar a preparar o Presépio como forma de “preparar o coração para receber Jesus na nossa vida”.

O Externato diocesano Frei Luís de Sousa, em Almada, tem desenvolvidos várias atividades para assinalar a quadra natalícia e para preparar a chegada de Jesus.

O Bispo de Setúbal presidiu à eucaristia esta quarta-feira na capela da instituição de ensino com a presença da direção, professores, equipa técnica, alguns pais e alunos do 1ºciclo.

“É importante que todos acolhamos e recebamos este Jesus com alegria, no coração” começou por dizer o prelado na sua homilia.

Para o bispo diocesano, o Natal “cria em nós um modo novo de estar, uma nova forma de ser” e por isso é importante que as famílias “vão preparando o presépio como forma de preparar o nosso coração para receber Jesus na nossa vida”.

Recordando os episódios do nascimento de Jesus, desde o anúncio do Anjo, a visita de Maria a sua prima Isabel ao recenseamento que levou Maria e José até Belém, D. José lembra que esses momentos “trazem novidade, cumprindo a tradição do passado”, enquadrados num mundo com dificuldade, tal como aquele em que vivemos.

Foi nessas dificuldades que se revelou o mistério de Jesus, o projeto de Deus. Ele vai sempre fazer surgir uma luz para nos levantar.”

Jesus nasce no meio de dificuldades às quais Maria e José lutam por dar resposta. É uma resposta de esperança, de não resignação, de acolhimento a Jesus.

“[Jesus] vai ser acolhido não só por Maria e José, mas também pelos pastores, por uns magos que vieram do Oriente. Este é um acolhimento que revela amor. Só que este amor requer sempre a nossa participação”, acrescentou.

Que seja este o Natal deste colégio: cuidar da ternura, cuidar das relações, cuidar do acolhimento para que todos sintam que são importantes aos olhos de Deus e façam o Natal acontecer nas nossas famílias, comunidades e instituições”, concluiu.

A celebração de Natal no Externato Frei Luís de Sousa teve este ano como tema “Levanta-te e aconchega-O no teu coração”. Para a ocasião, os alunos prepararam postais para os idosos das instituições de solidariedade da Igreja Católica, presentes na região.

22 de Dezembro de 2021