Cáritas/“10 Milhões de Estrelas”: Instituição diocesana realizou Cerimónia pela Paz com diferentes confissões religiosas

20211223-caritas-celebracao-pela-paz

A Cáritas Diocesana de Setúbal promoveu uma cerimónia interreligiosa pela paz na sexta-feira, 17 de dezembro. O momento realizou-se por via digital, com transmissão na página oficial da instituição caritativa no Facebook.

Para além de D. José Ornelas, em representação da Igreja Católica, participaram Dulce Brites, da Comunidade Bahá’í de Setubal, Yasir Daud, da Fundação Islâmica de Palmela, e José Brissos-Lino da Igreja do Jubileu.

“A Cáritas Diocesana de Setúbal, com os participantes, procura através desta celebração ecuménica contribuir para a construção da paz, em comunhão” começou por afirmar Domingos de Sousa.

“A construção da paz é uma preocupação permanente que envolve tudo e todos, sendo por isso fundamental que cuidemos em primeiro lugar da paz no coração humano. É por aí que se inicia a construção”, reforçou o presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal.

D. José Ornelas, na sua intervenção, lembrou a figura de Abraão nos primeiros versículos do Capítulo 12 do Livro do Génesis: “Todos somos filhos de Abraão, aquele que foi escolhido para formar um povo, um povo para andar no meio dos outros povos.”

Na sua mensagem às representações religiosas, o prelado realçou que “Deus não é exclusivo de ninguém, muito menos propriedade de alguém. Todos nós somos criados, somos frutos da sua bondade e da sua misericórdia.”

“A paz é preciso reinventá-la em cada geração e quem crê em Deus é responsável por isso” sublinhou o bispo diocesano.

No final de cada intervenção, os participantes afirmavam o seu compromisso “de fraternidade e amizade pela construção da paz”.

A Cáritas propõe todos os anos, desde 2003, por altura do Natal, a Operação “10 Milhões de Estrelas”, com a aquisição de uma vela-estrela vermelha ou branca.

Este ano, as verbas angariadas revertem para ações de dimensão social da rede nacional Cáritas e para projetos que promovam o bem-estar e sobrevivência de populações vulneráveis em países lusófonos, como forma de resposta ao impacto das alterações climáticas.

JM

Cáritas: Campanha «10 Milhões de Estrelas» apoia projetos sociais em Portugal e combate às alterações climáticas nos países lusófonos

23 de Dezembro de 2021