comprehensive-camels

Juventude/Montijo: Jovens da Vigararia celebraram com alegria a chegada do Messias

20211223-juventude-montijo-encontro-natal (1)

“O nascimento é sempre fonte de esperança, e vida que desabrocha, é promessa de futuro. E este Menino – Jesus – “nasceu para nós”: um “nós” sem fronteiras, sem privilégios nem exclusões. O Menino, que a Virgem Maria deu à luz em Belém, nasceu para todos: é o “filho” que Deus deu à família humana inteira”. (Papa Francisco, “Mensagem Urbi Et Orbi” – Natal de 2020)

No passado dia 19 de dezembro, pelas 16 horas, os jovens da Vigararia do Montijo, reuniram-se na Igreja Paroquial dos Pastorinhos no Montijo, realizando uma atividade no âmbito do Sentido 23. Com esta atividade os jovens partilharam com toda a comunidade e, não só, a alegria da chegada do Messias – O Salvador.

Durante o acolhimento, o Padre Geraldo Kalemesa agradeceu a presença, frisando que: “era o momento de os jovens exprimirem a consciência sinodal – comunhão, participação e missão de anunciar o Salvador. É também um momento de sentir a interação como jovens da Vigararia para abalizar a amizade, a coesão de todos os jovens e consequentemente a solicitude pastoral.”

Os jovens recolheram-se em oração sob orientação do Padre Geraldo Kalemesa, Assistente Vicarial da Juventude, recitando a Oração do Ângelus – oração dirigida a Maria, meditando e honrando a Encarnação do Salvador e ao mesmo tempo reconhecendo a virtude de Fé e humildade da Virgem Maria. Para finalizar o momento de oração, os jovens recitaram a Oração do Sínodo: Adsumus Sancte Spiritus.

 

“Do presépio tiremos a alegria e a paz profunda, que Jesus vem trazer ao Mundo.”  (Papa Francisco)

De seguida, os jovens protagonizaram o momento de encenação: Presépio Vivo. A partir do Evangelho de São Lucas (Lc. 1,5-45; 2, 1-15) desde o aparecimento do Anjo a Zacarias até ao nascimento de Jesus, Salvador.

Sendo um momento de alegria, os jovens elevaram as vozes para proclamar ao mundo inteiro, as maravilhas que o Senhor operou, entoando os cânticos natalícios “Adeste Fidelis”, “Noite Feliz”, “Glória in Excelsis Deo” e “A todos um bom Natal”.

Os jovens rezaram a Nossa Senhor, Mãe da Misericórdia, a Oração da Salve Rainha, pelos problemas do mundo inteiro sobretudo os que assolam a humanidade indefesa.

No final da atividade, foram feitos os agradecimentos por parte da Coordenadora da Direção Vicarial (Ana Catarina) e oferecida uma pequena lembrança aos jovens, um marcador onde se pode ler: “Jesus nasceu para habitar no teu coração.”

Foi uma tarde de oração, partilha, alegria, descontração e de uma profunda paz.

Sara Casinhas

 

Partilhe nas redes sociais!
23 de Dezembro de 2021