Academia Fé e Cultura/D. José Ornelas: “Aprofundar a fé para melhor participar na Igreja”

D. José Ornelas convida à inscrição na Academia Fé e Cultura, novo projeto de formação diocesana, proposta que quer “olhar a realidade da nossa vida à luz da fé”, “levar o Evangelho a cada canto do mundo” e contribuir para uma “melhor participação na vida da Igreja” em contexto sinodal.

“Neste ano de 2022 venho trazer-vos uma proposta interessante para o nosso viver em Igreja”,  anuncia D. José Ornelas no vídeo-convite à inscrição nos módulos formativos do projeto-piloto da Academia Fé e Cultura.

Fé e Cultura. Isto é, aprofundar a nossa identidade cristã, mas ao mesmo tempo viver na cultura complexa que é a de hoje. Olhar a realidade da nossa vida à luz da fé que nos caracteriza, nos identifica, nos dá esperança, que nos dá alegria e energia para participar na construção deste mundo.”

O Bispo de Setúbal explica que o projeto está a ser desenvolvido há algum tempo mas que o seu lançamento tem sido condicionado pela situação pandémica. Assente em módulos curtos “mas igualmente profundos”, o projeto tem um carácter híbrido, com uma componente presencial mas com possibilidade de participação à distância, por via digital.

“Dá-nos a possibilidade de estarmos presentes, sempre presentes, em diversas formas, para entendermos o ser Igreja e nos prepararmos para participar na sua vida e na sua missão” salienta o prelado.

A Academia Fé e Cultura arranca este ano num projeto-piloto, estando abertas inscrições para dois módulos: Evangelho de São Lucas e História da Igreja de Setúbal.

Para o bispo diocesano, é “o Evangelho ideal para viver em igreja e viver em missão. O Evangelista Lucas é o que mais nos traz a dinâmica da alegria do Evangelho, da força do Espírito que move a Igreja e que constantemente a renova.”

O segundo módulo, diz D. José Ornelas, “está ligado ao Sínodo Diocesano, anunciado para 2025. Este Evangelho do percurso da história faz-nos entender a realidade diocesana em que vivemos. Assim, tomamos consciência daquilo que somos, desde as nossas origens, mas ao mesmo tempo nos consciencializamos do nosso compromisso e da nossa missão, neste território, aberto à universidade que a Igreja nos propõe”.

“Desejo-vos um bom ano. Desejo-vos um ano de aprofundamento da nossa fé para melhor participarmos na nossa Igreja, estarmos ativamente presentes, para levarmos o Evangelho a cada canto da nossa Diocese e a cada canto do Mundo”, conclui.

Academia Fé e Cultura (AFC) é um projeto em desenvolvimento na Diocese de Setúbal com o intuito de oferecer um fórum de reflexão e formação bíblica, teológica e cultural às suas comunidades, em diálogo com a sociedade e como resposta aos desafios da evangelização e da missão nos tempos atuais.

Mais informações sobre a Academia e inscrições aqui.

Formação: “Academia Fé e Cultura” inicia em 2022 com projeto-piloto

07 de Janeiro de 2022