Igreja Greco-Católica da Ucrânia: Celebração do Natal na comunidade de Setúbal

20220107-visita-comunidade-ucraniana-senhor-bispo (3)

Testemunho sobre a celebração do Natal na Igreja Greco-Católica da Ucrânia, presente na Diocese de Setúbal.

Seguindo o calendário juliano, a Igreja Católica Ucraniana celebra o Natal no dia 7 de janeiro. Com a permissão da mais alta autoridade eclesiástica em 2020, algumas comunidades católicas ucranianas em Portugal começaram a seguir o calendário gregoriano e festejar o Natal no dia 25 de dezembro. Embora haja diferenças de calendário, os costumes e tradições, tanto religiosas como populares, são mantidos por ambos com muito respeito.

A própria celebração de Natal inclui a preparação do ambiente caseiro, ou seja, a propriedade e a casa como tal, a Santa Ceia, com os seus ricos detalhes rituais e culinários, e a celebração da Divina Liturgia, a partir da qual as festividades natalinas continuam muito animadas nas famílias e nas comunidades paroquiais.

Após a celebração na igreja, grupos de pessoas chamados de kolhadnekê organizam-se para visitar as famílias e saudá-las com o canto das Kólhade. Levam consigo uma estrela grande e também um vertép – presépio.

Normalmente, os participantes do presépio “vivo” preparam antecipadamente uma peça religiosa que descreve a história do nascimento de Jesus. Os protagonistas em tais presépios são: Anjos, Pastores, Três Reis, Judeu, Cigano, Diabo, Morte, Rei Herodes, seus guerreiros, e outros. O rei Herodes fica sabendo dos magos e dos três reis que Cristo nasceu, um pretendente ao trono. Para se livrar do inimigo, ele chama os guerreiros e ordena matar todos os filhos de Belém com 2 anos de idade ou menos. Por um crime tão terrível, a morte corta a cabeça de Herodes e o diabo arrasta-o para o inferno. Após a morte de Herodes, todos celebram a vitória e louvam a Deus com poemas e canções de Natal.

Os grupos vão de casa em casa e as famílias recebem-nos com muita alegria. São saudadas pelos atores que transmitem a verdadeira felicidade do nascimento de Jesus e desejam o bem-estar, a saúde, o progresso humano e espiritual para todos os membros da casa e também às visitas.

A paróquia ucraniana de Setúbal, dirigida pelo padre Ivan Petliak, neste ano tentou demonstrar a riqueza da nossa tradição e preparar o seu pequeno presépio. O texto foi elaborado por Tamara Morochan, jornalista e escritora ucraniana, e os protagonistas eram as crianças da escola de catequese e os seus pais. A tradução para português foi feita pelo seminarista Nazar Kruk.

No dia 25 de dezembro o nosso presépio foi apresentado na Igreja da Boa Hora de Setúbal, na Capela de São José do Montijo (após a missa ucraniana) e também em algumas famílias que o queriam receber.

No dia 6 de janeiro fizemos uma visita à residência do Bispo de Setúbal, Dom José Ornelas, que nos recebeu com muita vontade e alegria. Cantámos e rezámos em ucraniano e português, saudando o menino Jesus que no mesmo momento é uma pequena criança e o nosso Grande Deus e Salvador.

No final recebemos uma pequena lembrança – reprodução em madeira da cruz do Bispo e muitos agradecimentos de Dom José, Padre José Lobato e Padre Horácio de Noronha.

Cristo Nasceu!

Galina Kostyk, da comunidade greco-católica ucraniana

10 de Janeiro de 2022