Reflexão/Sínodo: Todos somos chamados, enquanto batizados, a construir a nossa Igreja Sinodal!

20210110-batismo-do-senhor-e-sinodo-banner

Neste domingo, dia 9 de janeiro, celebramos o Batismo do Senhor que nos lembra a todos, que somos o Povo de Deus e que, como tal, temos uma responsabilidade acrescida enquanto batizados, pois somos nós a Igreja Viva!

Jesus mostrou-nos o caminho de salvação que devemos seguir, não porque precisasse de o fazer, mas ao invés, porque precisamos Dele, pois O Seu batismo está intimamente ligado ao nosso, mostrando-nos que pelo Sacramento do Batismo seremos salvos como filhos de Deus.

Ora enquanto fiéis ao recebermos o Espírito Santo, precisamente através do Sacramento do Batismo, somos todos chamados, como Povo de Deus e enquanto membros do Corpo de Cristo, a colocar os nossos dons e talentos ao serviço da Igreja. É uma grande responsabilidade, mas também uma enorme Graça!

E é por isso que esse chamamento representa, simultaneamente, um dever e uma responsabilidade para cada um de nós cristãos, mas também a possibilidade de demonstrarmos os nossos dons, colocando em prática as nossas vocações e talentos, como participantes ativos na vida da Igreja.

Na verdade, a Igreja não se constrói sozinha e também não é apenas o templo de pedra e cal, ou o local de culto onde acorremos, a Igreja é a comunidade viva de todos os unidos pelo Batismo e essa constitui a base do caminho sinodal a que somos chamados pelo nosso Papa Francisco!

Como nos diz o Papa Francisco, imitar Jesus e tratar dos nossos irmãos, “é também a maneira pela qual podemos elevar os outros: não julgando, não sugerindo o que fazer, mas tornando-nos próximos, solidários, compartilhando o amor de Deus”.

O Papa Francisco com este caminho sinodal o que fez foi chamar a sua Igreja, que somos todos nós, batizados em Cristo, a redescobrir a sua natureza sinodal. Mas afinal em que consiste este chamamento e do que estamos a falar quando nos referimos a Igreja sinodal?? De acordo com o Papa Francisco: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio”.

Será este o caminho que permitirá renovar a Igreja pela ação do Espírito Santo, ouvindo, em uníssono, o que Deus quer dizer ao Seu povo.

Temos, pois, de nos escutar uns aos outros para que o Espírito Santo ecoe e ressoe em cada um de nós e por essa via consigamos uma comunhão mais profunda na vida da Igreja e, consequentemente, na vida de cada um e em comunidade, sempre em espírito de missão, participação e comunhão.

Sínodo é, efetivamente uma palavra que indica o caminho que, enquanto membros do Povo de Deus, percorremos juntos, quer sejamos leigos ou religiosos, mostrando-nos que o exemplo a seguir é sempre o de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida!!

O Papa Francisco fez-nos um convite direto para contribuirmos para os esforços da Igreja, no sentido da cura, dizendo-nos: “é necessário que cada batizado se sinta envolvido na transformação eclesial e social de que tanto necessitamos. Esta transformação exige conversão pessoal e comunitária e leva-nos a olhar na mesma direção do Senhor”.

Caros irmãos e irmãs, não podemos ficar passivos e indiferentes a este chamamento, apenas como espetadores, a olhar e aguardar que outros façam este caminho por nós, este é o momento de refletirmos e agirmos, de escutarmos juntos a Palavra de Deus, escutando-nos também uns aos outros e, de forma muito especial, os mais distantes e marginalizados, na procura de uma Igreja mais próxima e mais profícua que nos aproxime mais de Deus e da Sua vontade!

Lídia Jacob, Paróquia da Sobreda

10 de Janeiro de 2022