Sínodo dos Bispos: Comissão Diocesana promove Sessões de Esclarecimento e Partilha para os coordenadores locais

Untitled-2

Os encontros decorrem em formato digital nos dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro, a iniciar às 21h15 e a terminar às 23h00.

No âmbito da fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2023, que o Papa Francisco convocou com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, a proposta da equipa diocesana é um momento de partilha entre os coordenadores locais do processo sinodal, de forma a esclarecer as suas dúvidas e apoiar na dinamização dos encontros paroquiais.

As sessões destinam-se aos coordenadores locais do Sínodo e aos agentes pastorais por eles indicados. A inscrição pode ser feita no link https://forms.office.com/r/KH6JdgfSfy

A etapa dos encontros locais “está prevista iniciar agora, no mês de janeiro, e estender-se-á até ao mês de março, data-limite para a entrega das sínteses (respostas)” lembra o Padre José Pinheiro, presidente da Comissão Preparatória do Sínodo Diocesano, em comunicação enviada ao Clero diocesano.

Neste momento, as paróquias e demais comunidades da igreja diocesana, vão promover reuniões para oração, reflexão e partilha sobre as perguntas que são propostas neste caminho sinodal.

A fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2023 irá continuar com a redação da primeira síntese entre abril e maio de 2022. Em junho realizar-se-á um encontro diocesano de partilha entre os coordenadores locais e, em julho, a equipa sinodal diocesana elabora o documento final a ser enviado à Conferência Episcopal Portuguesa.

O Sínodo dos Bispos é uma instituição permanente, instituída pelo Papa Paulo VI em 1965, em consequência da doutrina do II Concílio do Vaticano a respeito da colegialidade episcopal, dando uma mais ampla e efetiva participação do episcopado no governo e condução da Igreja universal. Com a convocação deste Sínodo, o Papa Francisco convida toda a Igreja a questionar-se sobre a sinodalidade, um tema decisivo para a vida e missão da Igreja.

Saiba mais sobre o Sínodo dos Bispos e sobre o Sínodo Diocesano em diocese-setubal.pt/sinodo

Para qualquer esclarecimento sobre o processo sinodal contactar sinodo@diocese-setubal.pt

JM

12 de Janeiro de 2022