Juventude/Montijo:Baptismo do Senhor celebrado pelos Jovens da Vigararia

20220118-conselho-juventude-montijo-batismo-do-senhor (11)

“A Espiritualidade do Caminhar juntos é chamada a tornar-se princípio educativo para a formação da pessoa humana e do Cristão, das famílias e das comunidades” (Sínodo 2021-2023, Documento preparatório).

Os jovens da Vigararia do Montijo no passado dia 9 de janeiro reuniram-se em Eucaristia Vicarial da Juventude, na Igreja Paroquial do Samouco, dia em que a Igreja celebra o Baptismo do Senhor, que marca o encerramento da época natalícia.

A celebração eucarística foi presidida pelo Reverendo Padre Jorge Almeida -Capelão da Base Aérea do Montijo e Pároco da Paróquia de Samouco e concelebrada pelo Padre José Maria Furtado – pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Afonsoeiro e Vigário Forâneo da Vigararia do Montijo e pelo Padre Geraldo Kalemesa – pároco da Paróquia de Marateca e Assistente Vicarial da Juventude.

No início da celebração o Padre Geraldo Kalemesa agradeceu o bom acolhimento feito pelo Padre Jorge Almeida e por ter aceitado realizar o evento na sua Paróquia. Agradeceu igualmente a presença de todos dizendo que: “Viemos partilhar e compartilhar uma busca comum por Cristo, a vontade e a ânsia comum de O adorar, rumo à JMJ (Jornada Mundial da Juventude) e ao mesmo tempo exercitando e praticando a Sinodalidade.” O Padre Jorge por sua vez deu as boas-vindas a todos os jovens vindos das diferentes Paróquias da Vigararia do Montijo.

Sendo celebrada a solenidade do Baptismo do Senhor, na homília o Padre Jorge Almeida faz o apelo que nos recordemos do dia do nosso baptismo e refere: “O baptismo é o primeiro sacramento em Cristo. É fundamental para todos os sacramentos.” Interrogou todos os presentes: “Como podemos ser como Jesus?” e prosseguiu o seu discurso explicando qual o caminho: “Fazendo o bem, fazendo o que está ao nosso alcance (…) Fazendo bem é que nos sentimos bem (…) O Espírito Santo ensina-nos a não querer mal a ninguém e não fazer mal, a procurar o bem (…) Deus não pode ser mais do que Ele É, nós é que podemos ser mais do que somos.”

Durante o ofertório solene apresentaram-se vários Símbolos usados na administração do Baptismo de forma a relembrar que é o sacramento através do qual, nos tornamos em primeiro lugar, filhos e filhas de Deus Pai, mas também membros da Santa Igreja de Cristo e abrindo o caminho para a salvação eterna.

No final da Eucaristia, foram feitos os agradecimentos por parte da Coordenadora da Direcção Vicarial (Ana Catarina) que agradeceu a todos os Padres presentes, aos jovens e restante comunidade; do Padre José Maria Furtado que frisou: “Dar graças a Deus de estarmos reunidos. (…) Cada um é um dom que oferece. (…) Jovem, Cristo conta contigo!”, depois deixou um desafio “Procurar o lugar onde fomos baptizados…” e agradeceu todo o trabalho realizado a nível da Juventude ao Padre Geraldo; e do Padre Jorge Almeida que realçou a tarefa difícil do Padre Geraldo na Juventude e felicitou-o dizendo: “Deus o abençoe”, recordou os intercâmbios de Jovens em que participou, que estes encontros de jovens são importantes e termina dizendo que: “Importa uma vida com sentido.”

O dia terminou com o registo fotográfico do grupo de jovens que participaram e dinamizaram a Eucaristia.

Sara Casinhas

18 de Janeiro de 2022