Atualização do Clero: “Testemunhar com audácia o Evangelho”

20220111-Jornadas_clero-dioceses-do-sul_online - Cópia

Decorreram, de 18 a 20 de janeiro, via zoom, as jornadas de formação de atualização do clero para as quatro dioceses da zona sul do nosso país, sob o tema: ‘Testemunhar com audácia o Evangelho, força renovadora da humanidade’.

Promovidas pelo Instituto Superior de Teologia de Évora, estas jornadas tiveram, em zoom, regularmente, mais de oito dezenas de padres e diáconos, os bispos das quatro dioceses e ainda alguns leigos e seminaristas.

O primeiro conferencista foi, na manhã, do dia 18 de janeiro (3.ª feira), o cardeal Luis António Tagle, que, desde o seu país, Filipinas, deixou fortes desafios para que haja um anúncio alegre da mensagem do Evangelho, em duas conferências: ‘Evangelização Ad Gentes e Nova Evangelização: as duas faces duma mesma missão’ e ainda ‘Como anunciar Cristo, no meio da indiferença, do agnosticismo e da adversidade? O exemplo das novas Igrejas’. As palavras do senhor cardeal tiveram, nalguns momentos, vivências emocionadas sobre as palavras que nos deixou.

A tarde dessa mesma terça-feira deixou duas propostas concretas para que haja uma evangelização com futuro: ‘A Evangelização da Cultura. Tarefa ingente da Igreja’, pelo professor José Carlos Seabra Pereira. deixando desafios à Igreja nesta tarefa de ‘confronto’ com certos níveis e setores da cultura.

Pedro Gil, responsável do gabinete de comunicação da Opus Dei, em Portugal, colocou como, ‘num mundo global, se deve saber comunicar com as linguagens hodiernas’.

Questões mais de ordem teológica ocuparam o dia 19 (4.ª feira). Partindo da ‘Sagrada Escritura: fonte da primeira evangelização’, pelo Padre Santiago Guijarro (professor em Salamanca), serviu para que os participantes pudessem dar-se conta das sete chaves da ‘primeira evangelização’, em vista de como podemos e devemos reaprender, hoje, a estar em vivência de evangelização no mundo atual.

O Padre Fernando Rodriguez (da universidade pontifícia de Salamanca), falou do tema ‘De uma “Igreja Piramidal” à “Igreja Comunhão”. O repto da Sinodalidade’, acentuando a ‘novidade’ ainda não-atualizada da eclesiologia de comunhão. Ao final do dia o mesmo padre Fernando Rodriguez voltou a palestrar sobre o tema: ‘Ser Igreja hoje: transparente, credível e em permanente estado de conversão’, procurando enquadrar, os termos: sinodalidade, colegialidades e reforma eclesial. Atendendo ao tempo sinodal que estamos a viver, na Igreja, foram de grande utilidade alguns conceitos aprofundados.

Numa visão, digamos, mais prática, Eugénio Fonseca, falou sobre: ‘A opção preferencial pelos pobres, num mundo desigual. Ser Igreja inclusiva’. Percorrendo números e indicações do âmbito social, procurou o palestrante dar-nos a situação atual da pastoral social em Portugal, ao apresentar propostas baseadas na esperança alimentada pela fé e colocando a paróquia como agente principal da prática da caridade.

As jornadas terminaram, na 5.ª feira (dia 20), com a intervenção de D. Américo Aguiar, na qualidade de responsável executivo das JMJ 2023, em Lisboa, procurando alertar e alentar para o trabalho preparatório das JMJ. D. Américo “historeou” os tempos preparatórios até ao momento, desde o Algarve, Beja e Évora… e da passagem dos símbolos das JMJ. Referiu que não serão impressos livros com dados, informações ou outros aspetos, mas serão fornecidos somente em suporte digital, tendo em conta que os participantes (dos 14 aos 30 anos) são ‘nativos digitais’, dado que nascidos desde 1990… lançando desafios, questões e sugestões que as JMJ podem sugerir, a curto e a médio prazo.

Padre António Sílvio Couto, Pároco da Moita

20 de Janeiro de 2022