São Paulo/Setúbal: Paróquia vai celebrar ano jubilar pelos seus 25 anos

20220120-sao-paulo-ano-jubilar

A Paróquia de São Paulo, em Setúbal, assinala em 2022 as Bodas de Prata da sua elevação de Vicariato a Paróquia e da dedicação da sua igreja.

“Ao longo do ano jubilar (25 de janeiro de 2022 a 25 de janeiro de 2023) iremos fazer uma memória agradecida de acontecimentos e pessoas que marcaram este pedaço de história da Diocese e da cidade de Setúbal” informa o pároco, Padre Luís Matos Ferreira.

Em nota publicada na página de Facebook da Paróquia, o sacerdote lembra que o percurso da comunidade de São Paulo iniciou “numa loja com cave”, continuando “ao longo de 18 anos num pré-fabricado e por fim com a edificação da Igreja de São Paulo”.

O ano jubilar inicia com a celebração da eucaristia no dia 25 de janeiro, Festa de São Paulo, presidida pelo primeiro pároco, Padre José Lopes Gusmão. D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, preside à Eucaristia no sábado seguinte, 29 de janeiro.

Parte do território da Paróquia de São Julião, o vicariato abrangia Bairro do Liceu, Vanicelos, Montalvão, Ferro de Engomar e Amoreiras. Foi elevado a paróquia a 25 de janeiro de 1997 pelo primeiro Bispo de Setúbal, Dom Manuel da Silva Martins, que é também a data de dedicação da Igreja Paroquial.

Novo logótipo da Paróquia de São Paulo

Para dar início ao ano jubilar, a Paróquia de São Paulo apresentou em dezembro passado o seu novo logótipo.

Segundo o Padre Luís Ferreira, a base da identidade visual é a Bíblia, sobre a qual está colocada uma espada, que pode ser lida também como uma cruz.

“A espada é o objeto do martírio de São Paulo e a cruz, fonte da nossa salvação, é onde Cristo morreu para nos dar a Vida Eterna” detalha.

“A espada e/ou cruz sobrepõe-se sobre a Palavra de Deus. Os braços da espada (cruz) mostram a dinâmica e o movimento de saída, impulsionada pelo dinamismo da Palavra de Deus e pela igreja “em saída” proposta pelo Papa Francisco”, acrescenta o pároco.

“As cores utilizadas transmitem uma mensagem de confiança, espiritualidade, pureza, zelo e de martírio” clarifica, na nota publicada nas redes sociais.

A conceção da nova identidade visual resulta de um processo em que foram pedidas várias propostas “que combinassem os símbolos da Palavra de Deus, da espada (objeto do martírio de São Paulo) e da cruz” colocadas à consulta de “paroquianos de várias idades e serviços paroquiais, assim como, de pessoas ligadas ao marketing”.

20 de Janeiro de 2022