Juventude/JMJ: Jovens refletem sobre “a graça do acolhimento” em Sentido 23 dedicado à Justiça Social

20220123-juventude-jmj-sentido-23-janeiro (42)

Os jovens da diocese foram desafiados a defender a “justiça social” no “Sentido 23” de janeiro, que os sensibilizou para o acolhimento e integração de migrantes e refugiados, num encontro na Igreja de S. Paulo, em Setúbal.

“Estou muito feliz aqui. Gosto muito de Portugal”, disse Ali, que chegou a Portugal em 2016, e participou no encontro pelos meios digitais.

O jovem sírio de 14 anos, que vive com a mãe e três irmãos, recordou que depois de sair da Síria viveu 9 meses na Turquia, onde fez amigos e ia à escola, mas “as condições não se comparam” com as atuais. Depois, Ali foi de barco para a Grécia, e veio para Portugal, onde foi acolhido pelos Salesianos.

O nosso bispo afirmou que “este mundo pode ser melhor”, destacando o exemplo da família do Ali, porque “é possível encontrar futuro”, mobilizando os jovens a “levar a esperança”.

“É preciso quem se levante e faz acontecer; Levanta-te e abre o coração”, pediu D. José Ornelas, indicando também que existem pessoas fechadas em casa, por casa da pandemia, que precisam de apoio.

“Levanta-te e defende a justiça social” foi o tema do “Sentido 23” deste mês. Este encontro foi transmitido nas redes sociais do Departamento Juventude, e reuniu cerca de 30 pessoas de várias paróquias, na Igreja de S. Paulo.

A Ana Lúcia Agostinho, coordenadora do Departamento da Juventude, incentivou os jovens a pedirem a “graça do acolhimento” em cada momento da vida, “como vai acontecer na Jornada Mundial da Juventude (Lisboa 2023), que começa já”. Realçou que é importante “não fechar os olhos” e como cristãos “não serem indiferentes”.

Esta iniciativa foi uma mesa redonda que contou com o testemunho da voluntária internacional Sandra Machado, que teve duas experiências com migrantes e refugiados, na Noruega (2015) e na Grécia (2017), e a psicóloga Helena Domingues, técnica do Serviço de Acolhimento de Refugiados dos Salesianos.

Sandra Machado recordou que 2015 foi um “ano crítico, com milhares e milhares de pessoas” a chegar à Europa, e tiveram de preparar um espaço para cerca de 190 pessoas em poucos dias mas tiveram “condições boas”, enquanto em Atenas “muitas vezes faltavam as condições” para as pessoas serem recebidas com dignidade.

“É muito importante ter tempo, disponibilidade para estar, ouvir”, explicou, destacando a importância de envolver as pessoas nas atividades que prepararam e alertou para a desinformação nas redes sociais.

Helena Domingues disse que para acolher uma família de migrantes/refugiados é preciso “estar de braços abertos”, recebê-los como são e “integrá-los na sociedade”. A esperança planta-se através do carinho, ouvindo, em não julgar e “criar confiança”.

A conversa foi moderada por Marta Gonçalves. A jornalista esteve em reportagem em Ceuta, durante o conflito diplomático entre Espanha e Marrocos de 2021, e na cidade de Calais, no norte da França, por onde muitas pessoas tentam chegar ao Reino Unido, através do Canal da Mancha.

O “Sentido 23” é o itinerário de preparação da Diocese de Setúbal para a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, em 2023, de 1 a 6 de agosto. Estas atividades promovidas pelo Departamento da Juventude realizam-se no dia 23 de cada mês.

Departamento da Juventude

27 de Janeiro de 2022