Setúbal: Bodas de Prata da dedicação da Igreja de São Paulo e elevação a Paróquia

20220127-bodas-de-prata-sao-paulo (2)

Às 19h do dia 25 de janeiro, a Igreja de S. Paulo encheu-se para a celebração solene e festiva que assinalada os 25 anos da sua inauguração e da criação canónica da nova Paróquia de São Paulo.

Presidiu o Padre José Gusmão e com ele concelebraram o Padre Luís Ferreira, atual pároco e Vigário da Pastoral, o Padre Fernando Paiva, Vigário Forâneo, e o Padre Rui Rosmaninho, pároco de Santa Maria da Graça e de São Julião.

Na homilia, o presidente destacou, a partir das leituras do relato da conversão de Saulo e do envio dos apóstolos, a responsabilidade que é confiada a todos os batizados, iluminados pela Luz que o Senhor lhes oferece – partir em missão, anunciar a Boa Nova, sem arrogância, sem falsidade, mas com paciência, com benignidade e sempre com uma imensa caridade, a maior de todas as virtudes, como de uma forma tão clara e sublime S. Paulo nos deixou escrito. Só assim será possível transformar o templo de pedras, a que chamamos igreja, numa verdadeira comunidade de corações, abertos a testemunharem a riqueza da mensagem que Jesus Cristo nos veio confiar.

Recordando um pouco da história do templo onde nos encontrávamos, fez memória do envolvimento discreto mas muito generoso de tantos que, ao longo dos anos  contribuíram para que se concretizasse aquele que era um sonho – passar de uma estrutura tão singela quanto pequena, sempre cuidada com zelo, mas incapaz de acolher e dar resposta a uma zona da cidade em grande crescimento, para um espaço mais amplo e digno da evangelização que urgia levar por diante naquele território.

A assembleia escutou, com emoção, a leitura feita pelo Sr. Padre Luís, da afetuosa mensagem enviada do Vaticano, em nome do Papa Francisco. Nela, para além de se associar à festividade da paróquia, felicitava o Padre Gusmão pelo seu trabalho ao serviço de longos anos como pároco, pelo seu aniversário recente e enviava a toda a assembleia a sua Bênção Apostólica. Com a habitual humildade pedia que continuassem a rezar por ele.

No período de Ação de Graças foi lindamente cantada uma Avé Maria, associando a esta efeméride a nossa Mãe, a Virgem Santa Maria da Graça, Padroeira da nossa Diocese, sempre presente nesta caminhada comunitária.

No final da celebração o pároco lembrou que o Jubileu da Paróquia iria continuar ao longo do ano com múltiplas atividades para as quais estavam todos convidados, terminando as comemorações em 25 de janeiro de 2023.

Odete Marques da Costa, paroquiana

27 de Janeiro de 2022