D. José Ornelas, Administrador Diocesano, emite Decreto de confirmação de cargos diocesanos

20180111-Brasao-DJose-Ornelas

D. José Ornelas, Administrador Diocesano de Setúbal, após a sua nomeação episcopal para a Diocese de Leiria-Fátima, emitiu hoje um decreto de confirmação de cargos diocesanos.

Leia, em seguida, o decreto.

Decreto de confirmação de cargos diocesanos

José Ornelas Carvalho, Administrador Diocesano de Setúbal:

Nesta data, o Santo Padre nomeou-me novo Bispo-eleito da Diocese de Leiria-Fátima. Segundo as normas em vigor, até à tomada de posse da nova Diocese, passo a ser Administrador Diocesano da Diocese de Setúbal, com todas as faculdades previstas no direito.

Sendo necessário garantir o normal funcionamento das instituições e ofícios de governo da Diocese;

Tendo em consideração as normas do Código de Direito Canónico e quanto estabelecido no Diretório para o ministério pastoral dos Bispos;

Decreto:

1. A confirmação do Vigário Geral, do Vigário para a Pastoral e de todos aqueles para quem o direito requer essa confirmação, até à data em que fique vaga a Diocese.

2. A continuidade da função dos Vigários forâneos.

3. Que os referidos nos números anteriores gozem das mais amplas faculdades concedidas pelo direito para exercerem as suas funções, no respeito das normas em vigor.

Esclareço, além disso, que, por determinação do Direito:

a) Permanecem em funções a Chanceler da Diocese, o Vigário Judicial, o Ecónomo Diocesano, o Colégio de Consultores e o Conselho Diocesano dos Assuntos Económicos.

b) Cessam funções: o Conselho Presbiteral e o Conselho de Vigários Forâneos, embora os Vigários Forâneos possam ser convocados pelo Administrador Diocesano a fim de bem articular a vida pastoral da Diocese.

Setúbal, Cúria Diocesana, 28 de Janeiro de 2022, na Festa de S. Tomás de Aquino

O Administrador Diocesano, D. José Ornelas Carvalho