Dia Mundial do Doente: “Estar ao lado de quem sofre num caminho de amor”

20220107-saude-homepage-mobile-banner - Cópia

O Dia Mundial do Doente é celebrado a 11 de Fevereiro de 2022, Festa Litúrgica da Virgem Santa Maria de Lourdes. O título da Mensagem do Papa escolhido para este ano é “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso” (Lc 6, 36). Estar ao lado de quem sofre num caminho de amor’.

No documento, o Papa defende um acesso universal a serviços de saúde, recordando milhões de pessoas excluídas socialmente nos cinco continentes.

“Penso sobretudo nas populações das zonas mais pobres da Terra, onde por vezes é necessário percorrer longas distâncias para encontrar centros de tratamento que, embora com recursos limitados, oferecem tudo o que têm disponível”, indica Francisco.

“Há ainda um longo caminho a percorrer para garantir a todos os doentes, mesmo nos lugares e situações de maior pobreza e marginalização, os cuidados de saúde de que necessitam e, também, o devido acompanhamento pastoral”, adverte.

Francisco deixa votos de que esta jornada ajude todos a “crescer na proximidade e no serviço às pessoas doentes e às suas famílias”.

“Como não recordar os numerosos doentes que, durante este tempo de pandemia, viveram a última parte da sua existência na solidão duma Unidade de Cuidados Intensivos, certamente cuidados por generosos profissionais de saúde, mas longe dos afetos mais queridos e das pessoas mais importantes da sua vida terrena?”, realça.

A mensagem destaca os avanços da ciência médica e sublinha a importância dos profissionais de saúde.

“O vosso serviço junto dos doentes, realizado com amor e competência, ultrapassa os limites da profissão para se tornar uma missão. As vossas mãos que tocam a carne sofredora de Cristo podem ser sinal das mãos misericordiosas do Pai. Permanecei cientes da grande dignidade da vossa profissão e também da responsabilidade que ela acarreta”, refere o Papa.

Francisco sublinha que “o doente é sempre mais importante do que a sua doença”, pelo que “qualquer abordagem terapêutica não pode prescindir da escuta do paciente”.

Mesmo quando não se pode curar, sempre é possível tratar, consolar e fazer sentir à pessoa uma proximidade que demonstre mais interesse por ela do que pela sua patologia. Espero, pois, que os percursos de formação dos operadores da saúde sejam capazes de os habilitar para a escuta e a dimensão relacional”.

A mensagem elogia ainda o papel das instituições sanitárias católicas, que combatem a “cultura do descarte”.

“Estas estruturas, como casas da misericórdia, podem ser exemplares na salvaguarda e no cuidado de cada existência, mesmo a mais frágil, desde o próprio início até ao seu termo natural”, pode ler-se.

O Papa apela ao empenho de todos os católicos no campo da Pastoral da Saúde, a começar pelas visitas aos doentes, e conclui com uma oração por todos os profissionais do setor.

A Comissão Nacional da Pastoral da Saúde já disponibilizou subsídios para o Dia Mundial do Doente 2022:

JM c/Agência Ecclesia

04 de Fevereiro de 2022