Frei Luís de Sousa: Externato Diocesano reeleito para a presidência da APEC

20220215-externato-frei-presidencia-apec (3)

O Externato Diocesano Frei Luís de Sousa (Almada), representado pelo seu diretor, Diácono Fernando Magalhães, foi reeleito na passada sexta feira, 11 de fevereiro, para a presidência da APEC – Associação Portuguesa de Escolas Católicas. A reeleição dos órgãos sociais da APEC para um novo mandato até 2025 foi feita com os votos da totalidade das escolas presentes na Assembleia Eleitoral.

As demais escolas que integram a direção da associação são o Instituto Nun’Alvres (Caldinhas), o Colégio de Nossa Senhora da Graça (V.N. de Milfontes), o Colégio de S. Miguel (Fátima) e o Colégio Marista de Carcavelos, como consta do documento em anexo que elenca também a constituição dos demais órgãos sociais. Jorge Cotovio continuará a exercer as funções de Secretário-Geral.

Das principais linhas de ação apresentadas pelos órgãos eleitos destacam-se a promoção da identidade da escola católica, a sua divulgação e a cooperação com diferentes entidades em torno deste propósito e da defesa da liberdade da educação. Neste sentido, foi dada a conhecer a preparação em curso da obra «Sousa Franco e a liberdade de educação», em estreita parceria com a UCP e o SNEC, a lançar num evento público em setembro próximo.

Imediatamente antes da Assembleia Geral Eleitoral decorreu uma Assembleia Geral Ordinária onde foram aprovados por unanimidade os relatórios de atividades e de contas do último ano. Do conjunto das ações foram destacadas aquelas que corresponderam à luta pela liberdade educação no país e as que, quer sob o ponto de vista formativo, informativo ou celebrativo, visaram reforçar a identidade da escola católica.

Foi ainda dado a conhecer o resultado do recém-instituído Fundo D. António Marcelino que, em parceria com o SNEC, tem vindo a atribuir bolsas financeiras a percursos de doutoramento, mestrado e pós-graduação de elementos das escolas católicas, contribuindo assim para a sua valorização pessoal e para o incremento de qualidade dos projetos educativos que integram.

Na mesma Assembleia geral, entre outros assuntos, foi ainda aprovado um voto de homenagem à irmã Maria da Glória, que serviu a escola católica durante 33 anos na direção do Colégio Rainha Santa Isabel (Coimbra), como Diretora Pedagógica e depois como Diretora Geral, mostrando-se uma acérrima defensora da identidade e missão da escola católica, também no quadro da APEC, do qual o CRSI integrou o grupo de fundadores, e fez parte, durante diversos mandatos, dos seus órgãos sociais.

Externato Frei Luís de Sousa

15 de Fevereiro de 2022