“Festa dos Pastorinhos é sinal da ternura de Deus que nos mostra como cuidar de todos” – D. José Ornelas

20220220-Pastorinhos-Montijo (6)

D. José Ornelas, Administrador Diocesano de Setúbal, presidiu hoje, dia 20 de fevereiro, à Eucaristia na Igreja dos Pastorinhos, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Montijo, assinalando os sete anos de dedicação daquele templo aos pequenos pastores a quem Nossa Senhora apareceu na Cova da Iria.

Nesta data em que se celebra a festa litúrgica dos Santos Francisco e Jacinta Marto, o Bispo nomeado de Leiria-Fátima lembrou, na homilia, que a “festa dos Pastorinhos é sinal da ternura de Deus, que nos chega por Maria, e que nos mostra como cuidar de todos, sobretudo daqueles que mais precisam”.

“As crianças são aquelas que Deus confia ao cuidado dos pais e mães, mas não são sua propriedade – disse D. José Ornelas – quando uma família gera os seus filhos, muitas são as inquietações, mas um sorriso deles transforma tudo. É essa alegria do cuidar que os pastorinhos de Fátima nos ensinam”.

Lembrando a pandemia que existia em 1917, devido à gripe pneumónica, e à qual Francisco e Jacinta Marto acabaram por sucumbir, o Administrador Diocesano de Setúbal destacou que a “senhora mais brilhante do que o sol”, apareceu aos pastorinhos, “na pureza e simplicidade dos seus corações, mostrando que há uma vida além de todas as dificuldades e que precisa do nosso cuidado”.

“Nós, de há dois anos para cá, com a pandemia, também aprendemos a cuidar mais uns dos outros e fizemos uma bonita experiência de solidariedade – disse o Bispo – a Igreja e tantas outras instituições da sociedade civil preocuparam-se com o cuidar da vida, que é o dom mais precioso e fundamental que temos”.

A Eucaristia foi concelebrada pelo Vigário-Geral da Diocese de Setúbal, Padre José Lobato, e pelo pároco do lugar, Padre José Maria Furtado. No final da celebração, e na impossibilidade de um convívio comunitário devido à pandemia, as crianças entregaram aos fiéis, uma flor com uma mensagem

O Presidente da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria, esteve também presente neste momento festivo daquela comunidade.

AS

20 de Fevereiro de 2022