Diocese de Setúbal agradece ministério episcopal de D. José Ornelas

20220221-missa-acao-gracas-d-jose-ornelas-banner

A Diocese de Setúbal reúne-se, em ação de graças pelo ministério episcopal de D. José Ornelas, no próximo dia 6 de março, pelas 16h, na Catedral que o viu nascer Bispo em outubro de 2015. A celebração, que terá transmissão online através dos meios digitais da diocese (facebook e youtube), está aberta a todos os que queiram participar neste momento de gratidão, mas dentro das limitações do espaço e das cautelas sanitárias que a pandemia ainda exige.

Em informação hoje dirigida ao clero, comunidades de vida consagrada e demais forças vivas da Diocese sadina, o Vigário-Geral, Padre José Lobato, assinala esta e outras celebrações que vão marcar a saída de D. José Ornelas da Diocese de Setúbal e a sua entrada na Diocese de Leiria-Fátima, após a sua nomeação no passado dia 28 de janeiro.

“Aproximando-se a data em que o Senhor D. José Ornelas vai entrar na sua nova Diocese de Leiria-Fátima, queremos, nos próximos dias exprimir-lhe um conjunto, certamente numeroso e variado de sentimentos, em que se destacam a gratidão, a tristeza da partida e a oração ao Bom Pastor pela nova missão deste seu incansável e destemido missionário”, assinala a nota do Padre José Lobato.

Para o Clero diocesano e seminaristas está reservada uma celebração no dia 3 de março, pelas 11h30, no Seminário de Almada.

Celebrações em Leiria e Fátima

A entrada solene na Diocese de Leiria-Fátima está marcada para dia 13 de março, na Sé de Leiria, pelas 16h. O clero de Setúbal concelebrará, mas a participação de cristãos leigos e religiosos dependerá do espaço disponível naquela Catedral.

No dia 20 de março, pelas 11h, o novo Bispo de Leiria-Fátima presidirá à Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima. Aí, “sem constrangimentos de espaço”, indica o Padre José Lobato, “poderemos mais facilmente saudar D. José, manifestando-lhe os nossos sentimentos e deixando a nossa oração Àquela que o acompanhou na sua entrada em Setúbal no dia 25 de outubro de 2015 e agora o acolhe no seu santuário que é, para todos, muito estimado”.

AS

D. José Ornelas: “Uma saudação amiga e fraterna às Igrejas de Setúbal e de Leiria-Fátima”

Igreja/Portugal: D. José Ornelas é o novo bispo de Leiria-Fátima

22 de Fevereiro de 2022