comprehensive-camels

Juventude/D. José Ornelas: “Vocês têm de sonhar a Igreja com coragem”

20220219-Sentido 23-fevereiro (69)

O Administrador Diocesano de Setúbal rezou em ação de graças com os jovens da Diocese, manifestando o sentimento de “saudade” com que parte e apelando ao papel da juventude na construção conjunta de uma Igreja missionária e sinodal.

Foi o último encontro de D. José Ornelas com a juventude de Setúbal. O prelado dirigiu a palavra aos jovens de toda a Diocese que encheram a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Torre da Marinha, Paróquia de Arrentela.

Este momento de oração diocesana foi promovido pela Equipa Vicarial de Pastoral Juvenil do Seixal (EVIPAJIL) e preparado pelos jovens da Paróquia de Fernão Ferro, em articulação com os jovens de Arrentela e o Departamento da Juventude.

O bispo eleito de Leiria-Fátima recordou a sua chegada à Diocese de Setúbal, que coincidiu com a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, no âmbito do Centenário das Aparições, em 2015.

À medida que ia caminhando nestas estradas, ia dizendo: “Põe os pés no chão”. Naqueles dias “with Mary by night”, eu ia pensando o que tinha sido para Maria percorrer os caminhos com Jesus, por causa de Jesus, para levar Jesus, para cuidar de Jesus, para salvar Jesus e pensava que era assim que devia ser a Igreja, a começar pelo Bispo.”

O prelado recordou: “Quando me disseram que vinha para aqui não fiquei muito contente. Estava a contar para ir para Angola onde achava que era mais necessário. Hoje dou graças a Deus por Ele me ter chamado para aqui e por estes seis anos. Achava que ia ficar aqui 14 anos. E agora Deus trocou-me novamente as voltas.”

 

“Procurei fazer caminho nesta Igreja. Aprendi muito convosco, com todos. Mas especialmente com os jovens” avalia o bispo, recordando as visitas pastorais realizadas às paróquias no âmbito do Triénio da Juventude, suspensas por causa da pandemia, na qual se cruzou com milhares de jovens, alguns presentes neste momento de ação de graças.

Mais uma vez, não parto assim muito contente. E é bom que tenha pena de partir. Se não tivesse é que era pior! Quem não tem saudades é uma tristeza. E vou levar essas saudades como um dom precioso de ter vivido aqui convosco, particularmente com vocês, jovens.”

Para D. José Ornelas, os jovens “têm um papel importante nesta Igreja”, uma “capacidade nova de olhar e fazer as coisas”: “Vocês têm de ser aquilo que são. Vocês têm de sonhar o mundo com coragem e a Igreja com coragem!”

Desafiou os jovens a que “caminhem juntos”, que “não se fechem numa redoma” e que juntos construam uma Igreja missionária, que cuida, sinodal. “Temos de nos empenhar todos”, concluiu.

Saudou de forma particular o Departamento da Juventude, por si constituído em 2018, destacando o trabalho pastoral realizado nas visitas pastorais, nas propostas aos jovens, na preparação da Jornada Mundial da Juventude de 2023:

Foram dias inteiros, semanas inteiras, a programar, a percorrer as Paróquias. Com muito trabalho e compromisso”.

Por fim, afirmou que leva grande recordações de Setúbal: “Benditas as amizades, as recordações, as saudades que levamos uns dos outros, à sombra do Evangelho. E será sempre bom reencontrar-nos, sempre como esta recordação do caminho que fizemos juntos nesta Igreja do Senhor.”

 

“Somos muito agradecidos pela confiança que depositou nos jovens”

A Igreja da Torre da Marinha encheu-se para o momento de oração da noite, inserido no Sentido 23, itinerário diocesano de preparação para a Jornada Mundial da Juventude.

O encontro faz parte do programa de vigílias de oração mensais promovidas pela EVIPAJIL. A organização da celebração deste mês bem como a animação esteve ao cuidado dos jovens da Paróquia de Fernão Ferro.

Dirigindo-se a D. José Ornelas, Ana Lúcia Agostinho, coordenadora do Departamento da Juventude, lembrou o caminho que, como Bispo de Setúbal partilhou com os jovens:

“Somos muito agradecidos toda a confiança que depositou nos jovens, por nos ter feito esperar, por querer construir connosco um mundo e uma Igreja melhor. Hoje queremos manifestar o nosso desejo de permanecer em caminho, dando continuidade à obra e à missão que consigo começámos, assim queira Deus.”

“Com certeza, continuaremos sempre unidos e a partilhar-nos em novos caminhos. Rezamos por si, nos caminhos novos em que se irá partilhar e esperamos que reze também por nós” acrescentou.

“Quando o D. José iniciou as suas visitas pastorais, escolhemos a metáfora das redes sociais e da tecnologia para simbolizar esta partilha. E por isso hoje escolhemos entregar um dispositivo tecnológico ao D. José que sabemos que fará falta e que tem um simbolismo para quem continuará a partilhar”, disse na entrega de um tablet ao prelado, oferta dos jovens da Diocese.

No final, a coordenadora do Departamento da Juventude, deixou ainda palavras de agradecimento às comunidades que acolheram e prepararam este momento.

Jovens de muitas paróquias aproveitaram o momento para cumprimentar D. José Ornelas, tirar fotografias e oferecer recordações.

JM

Partilhe nas redes sociais!
24 de Fevereiro de 2022