Depois de dois anos sem se realizar Convívios Fraternos em Setúbal, face ao tempo histórico que vivemos de pandemia (COVID-19), recebemos 15 jovens na nossa família conviva. Jovens que aceitaram o desafio de Deus para fazerem um encontro profundo com eles próprios, com Deus e com os outros. Eis o CF 1406!
Este encontro decorreu no Lar de Férias da Casa do Gaiato, na Arrábida, tendo-se iniciado na noite do dia 25 de fevereiro e terminado, oficialmente, na noite do dia 28 de fevereiro de 2022. Contando ainda com medidas de segurança “anti-covid”, que mesmo com o uso de máscaras cirúrgicas, não impediram que os olhos e as ações fossem espelho da alma e do espírito dos envolvidos.
No primeiro dia, “olhámos” para nós próprios como seres amados e moldados por Deus, que têm um Plano de Felicidade traçado pelo nosso Pai do Céu e da Terra, e que nos une a todos! No segundo dia, vimo-nos bem acompanhados e conduzidos, se participarmos no mistério maior de seremos partes (por inteiro) de um Corpo, onde Deus é a cabeça. Por fim, no último dia, sentimo-nos pedras vivas da Igreja. Uma Igreja que tem as portas abertas e nos convida a sair de nós mesmos… Ir em missão! Encontrando e fazendo caminho para a Santidade!
Durante estes 3 dias (e à posteriori), contámos com uma equipa coordenadora incrível que esteve diretamente com os 15 convivas novos, com o nosso diretor espiritual, o Padre Leonel Neves, e ainda com uma incansável equipa SOS sempre presente através do silêncio, da oração e do serviço. Não esquecendo a forte presença de Jesus no meio de nós!
Além de todos estes, muitos foram aqueles que se fizeram de alguma forma presentes, através da oração e de serviços vários e discretos. Foi com muita alegria e emoção que nos juntámos a estas mesmas pessoas e à restante família conviva no final do dia de segunda-feira, que nos esperava na Igreja de Santo André no Barreiro, para celebrarmos o encerramento do CF 1406.
No encerramento, testemunhámos um forte momento de partilha onde os novos convivas e parte das equipas envolvidas expressaram o que traziam no coração; sendo recompensados com a perseverança, o amor e o exemplo de tantos outros convivas que, mesmo tendo feito o seu convívio há muito ou pouco tempo atrás, se fizeram presentes para retomar forças para o seu 4º dia.
O encerramento culminou com a celebração da Eucaristia presidida pelo D. José Ornelas, nosso Administrador Diocesano, onde foram dadas graças pela entrega, pelo serviço e pelos novos convivas que vão, agora, cheios de força mostrar pelo mundo a sua herança.
Neste último momento, também fizemos questão de agradecer a Deus todo o apoio e incentivo que o Dom José tem dado ao Movimento dos Convívios Fraternos em Setúbal, desejando que a sua missão na Diocese de Leiria-Fátima corra pelo Melhor e pelo Bem Maior.
Ana Inês Agostinho, 1ª Coordenadora do CF 1406 e Presidente do Secretariado Diocesano dos Convívios Fraternos de Setúbal