Cáritas: D. José Ornelas deu posse a novos membros dos corpos sociais

20220307-visita-d-jose-caritas-setubal (24)

A 24 de fevereiro, D. José Ornelas presidiu à Eucaristia na sede da Cáritas Diocesana de Setúbal, onde foi conferida posses a novos membros dos corpos sociais.

Concelebrada pelo Padre Luís Ferreira, Vigário Episcopal da Pastoral, a celebração foi, como regista a instituição em comunicado enviado à Diocese, “um momento de encontro com os corpos sociais, diretoras técnicas de todos os equipamentos e representantes dos utentes da Cáritas Diocesana”.

Na ocasião foi dada posse a novos membros dos corpos sociais “devido ao facto de ser necessário proceder a ajustamentos na equipa resultantes do facto de alguns não conseguirem conciliar a vida profissional com as exigências do voluntariado”.

Marcaram igualmente presença Eugénio Fonseca, presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado e antigo presidente da Cáritas Portuguesa e da Cáritas Diocesana de Setúbal, bem como Cristina Lira e Sílvia Pereira, em representação do Centro Distrital da Segurança Social (CDSS). Estiveram também presentes vários voluntários que colaboram em diversos programas e projetos da instituição.

Foi um encontro e simultaneamente uma despedida, tratando-se da última visita de D. José Ornelas à Cáritas Diocesana de Setúbal antes da sua tomada de posse como Bispo de Leiria-Fátima.

O Administrador Diocesano de Setúbal enalteceu e agradeceu o trabalho da Cáritas Diocesana e a relação profícua entre o CDSS e as instituições da Diocese.

Uma representação dos utentes do Centro Social S. Francisco Xavier entregou uma lembrança, constituída por trabalhos feitos nos ateliers das respostas sociais. A direção ofereceu uma salva em prata, onde reconhece e agradece a sua ação como bispo da diocese, e a atenção sempre disponibilizada à instituição.

A visita terminou no Centro Social da Senhora da Paz, na Bela Vista, onde D. José Ornelas tomou contacto com as obras de adaptação para receber as Jovens Mães em Acolhimento, do Centro de Apoio à vida. No final foi servido um moscatel de honra.

JM c/Cáritas Diocesana de Setúbal

07 de Março de 2022