Catequese: 50 anos de encontros interdiocesanos de catequistas da zona Centro

20220309-encontro-interdiocesano-catequistas-2022

O encontro Interdiocesano de Catequistas da Zona Centro, que se realizou em Fátima nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2022, teve a particularidade de propor uma peregrinação para todos os catequistas das 5 dioceses envolvidas (Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Santarém e Setúbal) ao Santuário de Fátima. Partilhamos o testemunho de uma das catequistas participantes, Marina Gonçalves, da Paróquia do Divino Espírito Santo, Montijo:

Participar no 50º Encontro Interdiocesano de Catequistas proporcionou-me conhecer os catequistas presentes da Diocese de Setúbal, assim como contactar e criar amizades com catequistas de outras dioceses, partilhando vivências e realidades diferentes. Foram dois dias de entrega a esta vocação que Deus me confiou.

O encontro ofereceu-nos um olhar sobre a catequese em Portugal, no último meio século de realização dos encontros interdiocesanos, tendo D. Manuel Clemente sido um dos oradores na abertura, identificando os desafios à catequese atual.

A apresentação do novo itinerário da catequese apontou para um novo olhar sobre a transmissão de fé na infância e na adolescência, sendo-nos dados a conhecer as alterações em cada um dos quatro tempos previstos. Em seguida, fomos convidados a integrar grupos de trabalho que nos permitiram refletir sobre um dos tempos à escolha.

O primeiro dia terminou com o terço e a procissão de velas no Santuário de Fátima.

Iniciou-se o segundo dia com a peregrinação dos catequistas da Zona Centro, seguindo-se o terço, onde rezámos com intenção pela catequese, pelos catequistas e catequizandos. Logo de seguida iniciou-se a celebração eucarística presidida por D. António Marto, onde se dirigiu aos catequistas pedindo um olhar e um coração fraterno, amável e generoso de modo a não excluir ninguém.

A Maria, nossa mãe, pedimos a sua intercessão junto de Deus para que nos ajude nesta missão de ser catequista. Que seja Nossa Senhora o modelo a seguir.

Marina Gonçalves, Paróquia do Espírito Santo, Montijo

Catequese: 50º Encontro Interdiocesano de Catequistas assinalado com peregrinação a Fátima

09 de Março de 2022