No passado fim-de-semana 5 e 6 de março, realizou-se em Fátima o 52º Encontro-Peregrinação Nacional dos CPM (Centros de Preparação para o Matrimónio), que teve como tema “CPM – 5 ANOS de AMORIS LAETITIA”. Neste ano especial dedicado pelo Papa Francisco à família, este Encontro-Peregrinação foi um grande acontecimento de famílias unidas na mesma caminhada de preparação do Matrimónio.
Estiveram presentes cerca de 600 participantes, uma afluência ainda diminuída devido à pandemia, mas de forma presencial e respeitando as normas que o atual estado pandémico
recomenda.
A Diocese de Setúbal esteve representada pelos Centros CPM da Cova da Piedade/Almada, Seixal e Barreiro, com um total de 38 participantes adultos, 13 crianças e jovens e o Assistente do Centro do Seixal.
O encontro decorreu no Auditório do Centro Paulo VI, presidido por D. Joaquim Mendes (Bispo Auxiliar de Lisboa e Presidente da Comissão Episcopal para o Laicado e Família). Iniciou-se com a Saudação a Nossa Senhora, seguindo-se a intervenção de D. Joaquim Mendes que agradeceu o “empenho pastoral” dos responsáveis dos CPM em tempo de pandemia, desafiando os participantes a enfrentar a “desagregação comunitária” no período que se vai seguir à crise provocada pela Covid-19 e da necessidade do envolvimento de toda a comunidade cristã na preparação dos noivos para o matrimónio, inserindo-a no “processo de sinodalidade” que o Papa convocou.
Do programa de sábado destacamos as intervenções dos conferencistas:
- O Padre Alexandre Awi Mello (Secretário do Dicastério para os Leigos, Família e Vida no Vaticano) abordou o tema “Em que ponto estamos com a Amoris Laetitia”. O sacerdote apresentou dados de inquéritos realizados às conferências episcopais do mundo, sobre o acolhimento da exortação “Amoris Laetitia”, destacando que a Igreja vive a “fase de implementação” do Sínodo sobre a família e que a preparação para o matrimónio deve envolver as várias dimensões da comunidade católica, para que os noivos façam um caminho de fé, também nos primeiros anos do casamento.
- A professora Helena Rebelo Pinto (psicóloga) e a doutora Margarida Neto (médica psiquiatra e membro da Associação de Médicos Católicos), moderadas por Octávio Carmo (Jornalista da Ecclesia), debateram o tema “Família Hoje”, falando do núcleo familiar e os pilares (in)visíveis da família: intimidade, coesão, continuidade e espiritualidade.
O primeiro dia terminou com o terço na Capelinha das Aparições e um serão cultural no Auditório do Centro Paulo VI.
No domingo, D. António Augusto Azevedo (Bispo de Vila Real) e o casal Margarida e Pedro Capucho (CPM e ENS) falaram sobre “Os cinco anos da Amoris Laetitia” e o propósito de sermos famílias evangelizadoras de famílias, fermento, luz e sal na Igreja e na Sociedade.
D. António Augusto Azevedo deu graças pelas famílias, dizendo que a família deve dar prioridade à espiritualidade conjugal e familiar, escuta e reflexão da palavra do Evangelho. Pediu especial atenção às famílias feridas e em crise, promovendo com a escuta o seu acolhimento e integração, contando sempre com o suporte da exortação apostólica Amoris Laetitia do Papa Francisco.
No final, as crianças e jovens partilharam as suas atividades durante o encontro e cantaram um cântico pela Paz no Mundo. O encontro terminou com celebração eucarística na Basílica da Santíssima Trindade.
O CPM é um movimento da Igreja que tem como objetivo dedicar-se à preparação dos noivos para o Matrimónio. Tem como finalidade promover sessões com pedagogia e metodologia própria, baseadas na revisão de vida e testemunho vivencial, apoiados na reflexão e no diálogo conjugais. Pretende ajudar os noivos a preparar o seu matrimónio, refletir sobre o seu noivado e dialogar sobre a validade das suas ideias e dos seus comportamentos.
Maria do Rosário e Paulo Alves, Casal Presidente do CPM-Setúbal