D. José Ornelas em Setúbal (5): o diálogo, vivo e aberto, com a sociedade civil

20220306-D-Jose-Ornelas-Acao-Gracas-Se (184)-banner

Reflexão de Maria Helena Fragôso de Mattos, voluntária e dirigente associativa

O Senhor Bispo Dom José Ornelas entrou em Setúbal com Nossa Senhora de Fátima, Peregrina.

Conheci-o, se assim se pode dizer, nessa altura, junto ao Centro Social Nossa Senhora da Paz, da Cáritas Diocesana. O seu sorriso aberto e luminoso estabeleceu de imediato uma ponte de empatia com os muitos setubalenses que o esperavam.

Fazendo parte de algumas organizações da sociedade civil, vim a ter oportunidade de testemunhar o interesse que o nosso Bispo manifestava pelas diversas actividades, com a sua capacidade de ouvir e dialogar, bem como o apoio que lhes prestava, quer fossem acções sócio-caritativas, iniciativas nas áreas de cidadania, dos Direitos Humanos, ou projectos inter-religiosos, promotores de compreensão e de Paz, propostos por instituições da sociedade civil.

Sempre promovendo o diálogo, vivo e aberto, entre a Igreja e a sociedade, nomeadamente ao nível das instituições e grupos das áreas da saúde e da educação/formação, D. José ia sempre deixando um incentivo, uma sugestão, uma semente, traduzidos por vezes em parcerias criadas e novos projectos esboçados ou lançados.

Esteve também sempre activamente presente nos momentos significativos da nossa cidade e da nossa Diocese, nos críticos mas também nos festivos, celebrações de efemérides identitárias, eventos culturais, religiosos, eruditos ou populares, participando assim na vida do seu povo.

Sensível aos problemas e procurando contribuir para as soluções, atento ao Outro, interagindo com cuidado e transmitindo esperança, Dom José, como ele próprio afirmou, aqui foi aprendendo a ser Bispo, aqui se foi fazendo, cada vez mais, um de nós, Setubalense.

Aqui fez um percurso inspirado de alguém que vive o Evangelho em Alegria e por isso inspirador para todos os que tiveram, de algum modo, o privilégio de acompanhar a sua caminhada.

Que Nossa Senhora, Santa Maria da Graça, ilumine os seus passos na sua nova Missão!

Maria Helena Fragôso de Mattos

D. José Ornelas em Setúbal (1): a construção da Igreja com os leigos

D. José Ornelas em Setúbal (2): o Bispo dos jovens

D. José Ornelas em Setúbal (3): um setor da pastoral social a necessitar de uma atenção especial