Externato Frei Luís de Sousa: colégio despede-se de D. José Ornelas

20220303-frei-luis-de-sousa-despedida-d-jose-ornelas (12)

No passado dia 3 de março, o Externato Diocesano Frei Luís de Sousa despediu-se de D. José Ornelas, bispo desta diocese durante mais de seis anos.

A despedida foi marcada por uma grande simplicidade e emoção, num encontro que teve de ser adaptado às condições meteorológicas do dia; por causa da chuva que se fez sentir, ao invés do encontro com toda a comunidade educativa no espaço exterior do colégio, a sessão teve de decorrer no anfiteatro com representantes das diferentes turmas e setores.

À recepção efusiva do Sr. Bispo com toda a comunidade presente a ovacioná-lo de pé, seguiu-se o discurso de abertura e de enquadramento do Diretor do Externato, Diácono Fernando Magalhães, que reforçou o dom que foi para o Externato ter D. José Ornelas como seu bispo. Também a Professora Isabel Costa, em nome de todo o colégio, dirigiu a palavra ao Senhor Bispo, sublinhando o exemplo de pastor da Igreja, simples, alegre e próximo que, nele, todos recebemos.

O educador não docente em funções mais antigo do colégio juntamente com uma criança do jardim de infância, entregou ao prelado um ramo com flores oriundas da ilha da Madeira, de onde é natural, e um livro de mensagens escritas pelos alunos, direção e educadores docentes e não docentes.

D. José Ornelas foi, nessa altura, saudado também pelos coordenadores dos diferentes ciclos e respetivos alunos representantes. O senhor bispo usou então da palavra, reforçando o importante papel de cuidadores de uns pelos outros, que todos temos de ter, referindo que aquilo que ele próprio vai fazer agora, a pedido do Papa Francisco, é cuidar, continuar a cuidar, mas agora noutro lugar e com outras pessoas.

Após essas palavras, o capelão do colégio, Padre Rui Gouveia, convidou todos a um momento de oração, confiando à Mãe do Céu o ministério do nosso bispo. A sessão encerrou com o entoar do hino do Externato Frei Luís de Sousa por todos os presentes.

Externato Frei Luís de Sousa

11 de Março de 2022