Liturgia e Música Sacra: Jornada Diocesana de Música Sacra

EDMS | Cartazes Actividades 21/22

A Comissão Diocesana de Liturgia e Música Sacra promove um encontro para coralistas a 2 de abril, manhã e tarde, no Santuário de Cristo Rei. Será um momento de formação coral com o tema “Salmo Responsorial”.

Pretende-se sobretudo uma aprendizagem pela experiência, motivando os cantores a procurar a formação necessária para o competente desempenho do seu ministério.

Ao longo da jornada será preparado o canto de uma celebração litúrgica, neste caso as I vésperas do Domingo V da Quaresma. Esta preparação do canto focar-se-á sobretudo na parte técnica, deixando as recomendações necessárias aos cantores, cuidando da voz e da qualidade sonora do coro, através de um professor de técnica vocal convidado especificamente para o efeito.

Inclui-se nesta Jornada de formação um conjunto de ateliers diversificados onde serão abordados diferentes aspectos técnicos do canto e do seu acompanhamento na liturgia.

9h30 | Acolhimento

10h00 | Técnica Vocal / Vianey da Cruz

11h00 | Ateliers

1. Canto Gregoriano / Eduardo Martins *
  2. O acompanhamento do salmo ao Órgão / Diogo Rato Pombo *
  3. Voz e Dicção para cantores / Pe. Casimiro Abreu

* Professores da Escola Diocesana de Música Sacra de Lisboa.

12h30 | Almoço

14h30 | Formação Litúrgica

O Salmo Responsorial / Pe. Rui Rosmaninho

15h30 | Ensaio para as Vésperas

16h30 | Celebração de Vésperas

INSCRIÇÃO

As inscrições são individuais e devem ser efetuadas através do seguinte link: https://bit.ly/JornadaCoral22

O valor da inscrição é de 5€ por participante (inclui utilização do espaço, caderno da jornada, formadores) a transferir para NIB 0033 0000 0010 7520 7180 5 (Em nome de: Rui Rosmaninho).

As inscrições serão validadas após recebimento do valor da inscrição. Enviar comprovativo de transferência para musica.sacra.setubal@gmail.com

O prazo limite de inscrição nesta atividade de formação de coralistas é sábado, 31 de março de 2022.

Comissão Diocesana de Liturgia e Música Sacra

11 de Março de 2022