Montijo: Jovens da Vigararia realizam atividade quaresmal

20220305-juventude-montijo-via-sacra (2)

Os jovens da Vigararia do Montijo reuniram-se no passado dia 5 de março no Santuário de Nossa Senhora da Atalaia para realizarem a Via Sacra Jovem Vicarial, de forma a prepararem o seu coração para a Páscoa da Ressurreição de Nosso Senhor.

A Via Sacra foi orientada pelo Padre Geraldo Kalemesa, Pároco da Paróquia de Marateca e Assistente Vicarial da Juventude, e dinamizada pelos jovens das diferentes paróquias da Vigararia do Montijo.

No início deste profundo ato de piedade, a Via Sacra, o Padre Geraldo Kalemesa, nas suas palavras, explicou o significado da Via Sacra e a sua importância dizendo: “(…) a Via Sacra do Filho de Deus não foi um mero caminhar para o lugar do castigo. (…) Cada uma das estações contem um tesouro inesgotável e que pode ser refletido com maior proveito dos jovens e para compreensão do mistério da sua Paixão.”

Relembrou o ambiente de drama e guerra em que o Mundo vive atualmente, o conflito entre o povo Russo e o povo Ucraniano e deixa uma interrogação: “Que fez o povo Ucraniano para morrer daquela maneira numa altura em que o slogan é “Caminhar Juntos”?”

As quinze estações da Via Sacra foram protagonizadas pelos jovens das várias paróquias pertencentes à Vigararia do Montijo. Cada estação foi preparada previamente com uma reflexão sobre a passagem bíblica da estação, uma pequena oração e encenação.

No decorrer da Via Sacra, toda a assembleia proporcionou um ambiente de silêncio, de meditação e de oração.

No final da atividade, Ana Catarina, Coordenadora da Direção Vicarial da Juventude, agradeceu a presença, o empenho e colaboração de todos os intervenientes e anunciou a entrega de um símbolo (a cruz) a todos os presentes.

De seguida, o Padre Geraldo Kalemesa agradeceu à Paróquia acolhedora, ao Pároco na pessoa dos presentes e, procedeu à divulgação da Via Sacra Diocesana que teve lugar na Vigararia no dia 11 de março, pelas 21 horas, na Paróquia do Divino Espírito Santo – Montijo. Por último, relembrou as próximas atividades Vicariais.

Sara Casinhas

14 de Março de 2022