Juventude: Via Sacra junta jovens de toda a Diocese para percorrer os passos de Jesus, “lado a lado”, nas ruas do Montijo

20220311-via-sacra-jovem-2022 (89)

Ao iniciar a Quaresma de 2022, no passado dia 11 de março, centenas de jovens de toda a diocese juntaram-se nas ruas do Montijo para rezar e meditar a Via Sacra. Sob o tema “Partilha-te na Cruz: Cruza a tua vida com a história de Jesus” contemplaram juntos os passos de Jesus nos mistérios da Sua Paixão, Morte e Ressurreição.

Como ponto de partida a Ermida do Senhor dos Aflitos, todos os participantes foram convidados a viver este momento em plenitude, oração e silêncio. Um convite para um caminho a percorrer, com o ardente desejo e a clara certeza de que era feito com Jesus a seu lado… lado a lado…em todos os momentos!

Na oração inicial conduzida pelo Padre Álvaro Lago, foi recordada a situação da “loucura da guerra” que assola os corações de tantos, e de olhos voltados para o Alto, com a súplica de que a paz e a luz de Jesus se pudessem fazer sentir em cada um, começámos o caminho.

Com vários membros do Clero da Diocese presentes, foi dada a possibilidade aos jovens de receberem o sacramento da reconciliação.

Cada uma das 15 estações, encenadas por diversos grupos de jovens da nossa Diocese, representavam na sua simplicidade os pormenores da vida Daquele que se entregou por cada um nós. Nas vozes do Afonso de Sousa Dias, da Catarina Marques e da Adriana Abreu, entrámos nos sentimentos de Jesus e de Maria, bem como de quem se dispõe a contemplar cada passo deste caminho. A animação coral esteve ao cuidado do grupo de jovens Génesis da Charneca de Caparica.

De estação a estação, de passo a passo, foram proporcionados momentos de intimidade com Jesus, para parar, pensar, partilhar, permanecer e refletir na “Sua história com a minha história”.

Neste sentimento de partilha, os jovens carregavam a cruz e distribuíam o peso por todos, ouvindo nas meditações: “Ele precisa de mim para ser a sua voz, as suas mãos, o seu coração. E eu preciso também do outro. Preciso que carreguem também comigo as minhas dores, que são as dores de tantos. E só juntos suportaremos melhor o caminho.”

Toda esta Via Sacra foi vivida de forma muito emotiva, e de coração entregue e compadecido ao grande amor de Jesus por cada um. E dessa forma, com especial atenção ao detalhe do amor que dá vida, ao chegar à Igreja do Divino Espírito Santo, foi entregue aos jovens uma vela que simbolicamente remete para a Luz de Cristo. Uma Luz que se acende do amor derramado por nós, e do amor que emana dos nossos gestos concretos, quer sejam eles nos momentos de alegria e entusiasmo, quer sejam nos difíceis e penosos. Seguindo este pensamento, os participantes foram interpelados a escrever o seu pouco, pequeno e possível, para que durante a Quaresma possam viver mais ao jeito de Jesus.

Com as velas acesas, viveu-se um momento de oração, e foi lançado o desafio de durante a Quaresma, acenderem a vela como gesto de entrega a Deus pelo bem que fizerem… sinal de vida, luz, paz e esperança.

O Departamento da Juventude agradece uma vez mais a todos os que se quiseram fazer presentes neste momento de oração e comunhão diocesana: a todos os jovens e grupos de jovens que, na sua dedicação e simplicidade, contribuíram para se pudesse viver de um modo tão tocante esta Via Sacra, através do canto, das encenações e das leituras. Um agradecimento especial à paróquia do Divino Espírito Santo, na pessoa do pároco, o Padre João Dias, pela sua abertura e acolhimento, bem como aos jovens da Paróquia que organizaram todo o percurso.

A Via Sacra é a vida que tu escolhes viver. Que ao contemplar o Senhor na cruz e ao comtemplar tanto amor possamos recordar: Ele conta contigo! Ele conta connosco por um mundo melhor!

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

18 de Março de 2022