Setúbal: Paróquia de São José «rompe com alguns esquemas» e celebra o padroeiro pelas ruas

20220318-paroquias.josesetubal

O Padre Tarcízio Morais, pároco de São José, na Diocese de Setúbal, disse à Agência Ecclesia que a comunidade quer “romper com alguns esquemas” para celebrar o padroeiro pelas ruas, em atitude de proximidade num contexto de pastoral urbana.

“A paróquia está em festa neste sábado e, rompendo com alguns esquemas queremos trazer o protagonismo à rua e celebrar o padroeiro, para nós São José é um elemento muito importante porque nos liga à dimensão do trabalho e à paternidade, como amor sem medida e incondicional, que queremos trazer à rua”, explicou o sacerdote salesiano.

Do programa da festa, este sábado, consta uma “celebração eucarística, uma procissão pelo bairro” e ainda, “como forma de associar a juventude, acontece o lançamento da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 no âmbito paroquial”, e um “concerto de oração com Claudine Pinheiro para dar um “tom de festa mas também de oração e encontro com Deus”.

A paróquia de São José, na periferia da cidade sadina, tem grande “extensão territorial” e congrega “pessoas que vivem a sua fé na simplicidade porque tem características muito populares” e celebram a sua fé nessa dimensão.

“Procuramos introduzir uma dinâmica de renovação num contexto de pastoral urbana e neste nosso tempo, hoje as cidades têm características específicas e celebrar a fé implica grande disponibilidade para saber onde as pessoas estão e como chegar até elas”, refere.

paróquia foi assumida pela congregação dos Salesianos e o padre Tarcízio Morais definiu “como um desafio”, depois de passar vários anos ligado às escolas salesianas.

“Somos conhecidos mais pela área da educação e menos por esta popular, de proximidade com as pessoas, no meu causo foi um desafio porque estive muitos anos ligado às escolas mas tem sido extraordinariamente bonito e com outras vivências”, indica.

O padre Tarcízio Morais, conhecedor das comunidades salesianas na Ucrânia, e nesta proximidade do dia do Pai não consegue esquecer as imagens do país em guerra onde “a figura paterna é deixada para trás”.

“É tão comovedor ver aquelas mães e filhos nas imagens da televisão, sozinhos porque para trás ficou a figura paterna para outra guerra, que não é a das lutas diárias, das coisas que é necessário para viver bem em família, mas nesta violência que não tem justificação, nem compreensão, à luz do que é a humanidade no século XXI e deve merecer toda a nossa oração e acompanhamento para que possam voltar dias de paz àquele território”, deseja.

A comunidade salesiana de Setúbal, “composta por cinco irmãos”, vive num 6 º andar “bem pertinho da igreja” e “partilham a vida normal de uma família”, numa procura constante do “contacto direto com as pessoas”.

“Saímos à rua, tentamos dar-nos a conhecer e queremos conhecer quem cá está, seja associação de vizinhos, outras associações e os sindicatos que cá estão, ajudando todos a serem mais felizes”, refere.

A congregação, presente em Setúbal há cerca de três anos, é ainda responsável pela pastoral juvenil da diocese e do acompanhamento do ensino superior da cidade, onde há três meses inauguraram “um centro para os estudantes do ensino superior, numa resposta muito salesiana e muito concreta para ir ao encontro destes jovens universitários”.

O dia do Pai e de São José, através do verbo “dar”, é o mote do programa Ecclesia deste sábado, 19 de março, na Antena 1 da rádio pública, pelas 06h00, ficando depois disponível online.