Caridade: Semana Nacional Cáritas volta a ser celebrada na Diocese com “simbolismo”

20220320-semana-caritas-abertura-pastorinhos (2)

Entre 13 e 20 de março assinalou-se a Semana Nacional Cáritas. Em Setúbal, a Cáritas Diocesana destacou o trabalho que desenvolve e o apoio dado às pessoas em dificuldade, através das paróquias. Salientou ainda esta oportunidade de celebração junto das comunidades, dois anos após o início da pandemia.

A Semana Nacional Cáritas, na Diocese de Setúbal, teve início na Igreja dos Pastorinhos, no Montijo, com Eucaristia presidida pelo Padre José Maria Furtado, pároco local e Vigário Forâneo do Montijo.

O sacerdote recebeu as equipas da Cáritas Diocesana com palavras de acolhimento e estima pela ação desenvolvida na diocese e o empenho de voluntários e trabalhadores. Durante o ofertório e num sinal de partilha fraterna, as responsáveis dos cinco equipamentos da instituição entregaram cabazes com alimentos não perecíveis.

Na noite de quarta-feira, dia 16, na Igreja de Santo André no Barreiro, foi apresentado o livro “DIREITOS HUMANOS – Um Sublime Poema à Vida” com poemas sobre os artigos dos Direitos Humanos, escritos por vinte e oito poetas setubalenses. A apresentação esteve a cargo do professor Eugénio Fonseca, sendo moderador António Soares.

A abertura do evento esteve à responsabilidade do Grupo “Recriar-se”, projeto musical da Cáritas Diocesana de Setúbal. O momento contou ainda com a recitação de alguns poemas, por Alexandrina Pereira e Helena Mattos.

Na quinta-feira, dia 17, a Igreja de Nossa Senhora da Boa Água, Paróquia de Quinta do Conde, acolheu a apresentação de um trabalho sobre a Cáritas, pelo presidente da instituição diocesana, Domingos de Sousa. O objetivo era explicar toda a organização, desde a Cáritas Internacional até à Cáritas Paroquial, finalizando com a apresentação de um modelo de organização e funcionamento dum Grupo Paroquial de Ação Social.

O encontro contou com a presença do Padre Ivan Petliak, Vigário Paroquial das Paróquias de Quinta do Conde e Azeitão e responsável da comunidade greco-católica da Ucrânia na Diocese, que agradeceu o trabalho da Cáritas e a ajuda dada ao povo ucraniano neste período de guerra. Estiveram presentes duas dezenas de participantes de várias paróquias das Vigararias de Palmela-Sesimbra e Almada.

Na sexta-feira dia 18, na Igreja de São Paulo (Setúbal), e presidida pelo Padre Luís Ferreira, foi rezada a Via Sacra das Santas Chagas de Jesus Cristo, segundo Santa Marta de Chambom, tendo como pano de fundo o momento de tragédia que se vive na Ucrânia. Foi evocado Jesus Cristo e as Suas Santas Chagas, hoje tão agravadas pelos diversos sofrimentos humanos.

O momento de oração e piedade popular contou com a participação de muitas pessoas, além da paróquia e da Cáritas. A organização e animação foi da responsabilidade da Cáritas Diocesana, colaboradores, membros da direção e utentes.

No fim de semana, decorreram duas colheitas benévolas de sangue, na Paróquia de Alhos Vedros (a 19 de março) e na Paróquia do Divino Espírito Santo (dia 20).

No Dia Nacional Cáritas, III Domingo da Quaresma, a Eucaristia de encerramento da Semana teve lugar na Igreja de Nossa Senhora da Boa Água, presidida pelo Padre Carlos Russo, sendo concelebrante o padre Nuno, Espiritano, missionário em S. Tomé, e de passagem por Portugal, para sensibilizar as comunidades para o drama da falta de água potável devido à tempestade que se abateu sobre a Ilha de São Tomé, causando grandes danos, doenças e mortes face ao perigo de contaminação das águas. No ofertório, as responsáveis dos cinco equipamentos da Cáritas Diocesana entregaram cabazes com alimentos, num gesto de partilha fraterna de bens.

De salientar que um grupo de algumas dezenas de utentes, trabalhadores e dirigentes da Cáritas Diocesana deslocaram-se a Fátima para participar na Eucaristia celebrada por D. José Ornelas, agora Bispo de Leiria-Fátima.

Durante a semana realizou-se o peditório público em várias paróquias da Diocese, procurando retomar o encontro importante com todas as pessoas, para que assim contribuíssem com os seus donativos para o Fundo Social da Cáritas, que durante o ano apoia as pessoas em dificuldade.

Em 2021, apoiou 400 famílias, 1121 pessoas de 28 paróquias, com cerca de 50 mil euros.

Domingos de Sousa, Presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal

Caridade: Diocese de Setúbal celebra Semana Nacional Cáritas