Ucrânia/Quinta do Conde: Paróquia promoveu “Concerto pela Paz” para apoiar a população ucraniana

20220323-quinta-do-conde-concerto-pela-paz (28)

A Paróquia de Quinta do Conde promoveu no passado dia 18 de março um Concerto pela Paz, com o objetivo de angariar fundos para o povo ucraniano.

“A vossa presença é um gesto de paz” considerou o Padre Carlos Russo, pároco de Quinta do Conde. O momento iniciou com uma oração em ucraniano, conduzida pela comunidade greco-católica, presente no concerto.

O espetáculo aconteceu na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Esperança e teve como artista convidado João Mendonza, natural de Setúbal. O tenor apresentou temas originais e revisitou clássicos conhecidos, bem como temas de inspiração mariana.

Os fundos angariados com o concerto serão encaminhados para a Cáritas de Kiev e para a Cáritas de Lviv.

João Mendonza iniciou começou o seu percurso profissional na ópera aos 11 anos. Estudou no Conservatório Regional de Setúbal e mais tarde no Conservatório Nacional de Lisboa. Integrou ainda, como vocalista, a banda Radiophone.

Desde 2015 integra um projeto pop-lírico chamado Passione, onde canta os grandes temas do século XX e alguns originais. Atuou em palcos na Índia, Roma, Estrasburgo e Paris.

Após o tema original “Ave Maria” ter sido oferecido ao Papa, em Fátima, em 2017, pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, o grupo português foi convidado a deslocar-se ao Vaticano, em 2018. Foram recebidos na Praça de São Pedro pelo próprio Pontífice.

Em 2020, em plena pandemia, fez parte da fundação da Companhia de Ópera de Setúbal, juntamente com outros artistas setubalenses, onde se dedicou à direção vocal e performance artística.

Participou no programa da TVI “All Together Now”, apresentado por Cristina Ferreira. Encontra-se neste momento em estúdio, para gravação do seu primeiro álbum a solo, que terá produção de Jorge Fernando e que contará com a participação de vários compositores portugueses.

23 de Março de 2022