comprehensive-camels

Juventude: Festival Diocesano da Canção Mensagem convidou jovens a “levantarem-se”

20220326-juventude-festival-da-cancao-mensagem (4)

A Academia Almadense, em Almada, foi o palco que recebeu o Festival Diocesano da Canção Mensagem 2022, no passado dia 26 de março, véspera de Domingo da Alegria (Laetare). Em alusão ao caminho de preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que se realizará em Lisboa em agosto de 2023, o tema escolhido para dar mote ao Festival foi “Levanta-te”.

Com o objetivo de este ser também um evento que convide a “levantar” e a “ir ao encontro de quem mais precisa”, o Festival reverteu em mais de 300€ (correspondente a metade do valor das entradas) para a Cáritas Diocesana, destinando-se a apoiar os refugiados da Ucrânia que estão a chegar à nossa Diocese. Em representação da Cáritas Diocesana, esteve presente o seu diretor, Engenheiro Domingos de Sousa. 

A mesa de júri foi composto por Ana Paula, enfermeira e participante em diversos festivais vicariais e diocesanos, Filipa Henriques, jornalista da RTP e ex-concorrente no programa The Voice Portugal 2014, Rute Lopes, vocalista em diversas bandas e participante em inúmeros festivais diocesanos, Rui Sequeira, professor e diretor coral de vários grupos, e Padre Tarcízio Morais, padre salesiano, músico e compositor.  

Em ambiente de grande festa e alegria, três bandas jovens da nossa Diocese partilharam as suas músicas originais. Subiram a palco os Lés a Lés (Fernão Ferro), o Grupo de Jovens Fénix (Vale de Milhaços) e o Grupo de Jovens da Arrentela.

Além das bandas a concurso, a noite foi marcada por outras atuações surpresa. A abrir o Festival estiveram os “Tocá Rufar”, uma orquestra de precursão e projeto de formação artístico-cultural, que encheu e fez vibrar o palco da Academia Almadense com energia e festa. 

A noite foi ainda brindada com a atuação especial das juradas Filipa Henriques e Rute Lopes, acompanhada da sua banda Tripé. Respetivamente, com as músicas Longe do mundo e Luz terna e suave, fizeram-nos entrar em ambiente de oração através da partilha dos seus dons musicais. 

Enquanto o júri apurava as pontuações finais, outro momento alto da noite: a atuação dos Semper T’unos, a tuna académica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. No culminar de uma participação marcada pela boa disposição, presentearam-nos com uma versão inédita do Hino da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa 2023, com uma sonoridade bem portuguesa acompanhada de guitarra, cavaquinho, pandeireta e saltos com bandeiras e trajes, com muita “pressa no ar”. 

Toda a noite foi conduzida e animada pela dupla de apresentadores do Departamento da Juventude, a Margarida Santos e o Pedro Correia. Os dois jovens guiaram o Festival por entre atuações musicais, poéticas e humorísticas. 

 

Lés a Lés, os vencedores da noite que representarão a Diocese de Setúbal no Festival Nacional 

A encerrar a noite, pelas mãos do Padre Álvaro Lago (assistente espiritual do Departamento da Juventude), da Gabriela Prado e do Padre Sisto Sacatu (assistentes espirituais do Conselho Vicarial da Juventude de Almada) e do Engenheiro Domingos de Sousa (presidente da direção da Cáritas Diocesana de Setúbal), foram entregues os tão aguardados prémios: 

  • Melhor letra: Grupo de Jovens da Arrentela
  • Melhor música: Fénix 
  • Canção Vencedora: Lés a Lés 

Serão, assim, os Lés a Lés, com a música “Compromisso”, os representantes da nossa diocese no XIII Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem, que terá lugar em Aveiro nos dias 7 e 8 de maio.

O Departamento da Juventude quer deixar uma palavra de profundo agradecimento a todos e a tantos os que, das mais variadas formas, permitiram que o Festival Diocesano da Canção Mensagem 2022 fosse uma realidade! Foi uma noite de convívio e festa, onde, em união com e Jesus e toda a juventude diocesana, se celebrou a música da mensagem cristã. Não nos deixemos de levantar para anunciar Jesus e levá-lo a quem mais precisa, sendo construtores da paz: é o desafio que, com o tema deste festival, nos deixa o exemplo de Maria.

 

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
01 de Abril de 2022