comprehensive-camels

Dia Mundial da Saúde 2022: “O nosso planeta, a nossa saúde” – Mensagem da Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde

Mensagem da Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde

Comemora-se hoje (7 de abril de 2022) o Dia Mundial da Saúde com o tema “O nosso Planeta, a nossa saúde”. Pretende-se com o tema deste ano sublinhar a relação íntima entre a saúde do planeta e a saúde humana, alertando o mundo para o impacto das alterações climáticas. A poluição do ar, os incêndios, as secas, as cheias, o aumento das temperaturas e a perda da biodiversidade estão a afetar a saúde humana e a impedir o acesso a condições de vida dignas, são uma ameaça séria para a vida humana.

O aumento da insegurança alimentar, a escassez de água potável, as mortes ou doenças provocadas por catástrofes naturais, o aumento das doenças respiratórias, das doenças cardiovasculares e das doenças transmitidas pela má qualidade da água ou por animais, são hoje problemas que se estão a agravar e que exigem ações concretas por parte das instâncias internacionais, dos governos de cada país, das comunidades e de cada um de nós. As mudanças climáticas são hoje uma das maiores ameaças para a saúde humana, prevendo a OMS que, entre 2030 e 2050, possam causar perto de 250.000 mortes adicionais por ano, por desnutrição, malária, diarreia e problemas associados ao aumento de temperatura. Problemas que afetarão mais os mais pobres e com menos recurso de saúde, agravando a situação de pobreza em muitos países.

A Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde de Setúbal associa-se à celebração deste dia pedindo para que cada comunidade, cada paróquia, cada católico seja um promotor da saúde do planeta e de uma vida mais saudável. Trata-se de procurar consumir menos, utilizar menos combustíveis, poupar água, evitar o desperdício, reciclar, reutilizar, utilizar menos plástico, andar mais a pé, cuidar dos espaços verdes, sempre que possível recorrer a fontes de energia limpas, optar por uma alimentação saudável, ajudar os mais frágeis e colaborar em projetos que promovam a saúde do planeta.

Na sua carta encíclica Laudato Si’(2015) o Papa Francisco lembra que o “clima é um bem de todos e para todos” (p.20), que o meio ambiente é “património de toda a humanidade e responsabilidade de todos” (p.67) e destaca o pecado da rutura de relação com a terra, da harmonia entre a humanidade e a restante criação. Na mesma carta desafia cada cristão a cumprir o dever de cuidar da natureza e a viver com maior sobriedade e humildade.

Nos tempos difíceis que vivemos, em que após uma pandemia, ainda em fase de resolução, se veio juntar uma guerra trágica e desumana, o apelo para cuidar do planeta e da nossa saúde, ganha um sentido renovado. Trata-se de preservar o bem comum e a nossa humanidade, foi-nos dada só uma Terra, cuidemos da nossa casa comum.

Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde

Partilhe nas redes sociais!
07 de Abril de 2022