Quaresma: Catequistas da Diocese juntaram-se em retiro sobre “Silêncio e Meditação”, seguindo o método da Lectio Divina

20220407-retiro-catequistas-2022

Intitulado “Silêncio e Meditação”, o Retiro de Catequistas seguiu o método da Lectio Divina, a leitura orante da Sagrada Escritura, com pregação do Diácono José Cachaço. O encontro, que acontece todos os anos na Quaresma, realizou-se a 2 de abril no Seminário de Almada.

A catequista Ana Isabel Carichas, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Seixal, partilha o seu testemunho de vivência deste dia:

A Quaresma é um tempo em que somos chamados ao jejum, à esmola e à oração em ordem à conversão do coração. Ter tempo, dar tempo e dar-me!

Para quê? Para que, na santa liberdade dos filhos de Deus, possa encontrar-me comigo própria, com o outro e acima de tudo com Deus Nosso Senhor.

Um retiro é um momento em que precisamente nos é proporcionada esta graça. Foi desta forma que pude viver, no dia 2 de Abril (no Seminário de São Paulo, em Almada), o retiro de Quaresma, organizado pelo Secretariado Diocesano da Catequese.

O diácono José Cachaço propôs um itinerário de aprofundamento da Lectio Divina ou ‘leitura orante’ da Palavra de Deus, através de 4 passagens dos Evangelhos.

A leitura atenta do texto, leva-nos a fazer eco da palavra ou frase que mais tocou o nosso coração, a orar a partir daí e, finalmente a ficar silenciosamente diante do Senhor em espirito e verdade!

Foi um dia intenso, forte e com tempo para ” saborear e ver como o Senhor é bom!”

Deo gratias

Ana Isabel Carichas, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Seixal