comprehensive-camels

Juventude/JMJ: Encontro Diocesano de Coordenadores Paroquiais JMJ

20220408-jmj-encontro-diocesano-coordenadores-paroquiais (21)

Encontraram-se na igreja de Santo André (Barreiro), no passado domingo, 3 de abril, os jovens designados como coordenadores dos Conselhos Paroquiais da Juventude / Comités Organizadores Paroquiais. Estas estruturas estão a ser criadas nas paróquias que manifestaram disponibilidade em ser “Paróquias de Acolhimento” na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

Este encontro foi promovido e dinamizado pelo Departamento da Juventude, com o objetivo de fazer um ponto de situação da preparação da JMJ, disponibilizar algumas orientações para a organização das paróquias e dos voluntários, bem como projetar os próximos passos. Os jovens das Paróquias de S. José (Setúbal), do Lavradio (Barreiro) e de S. Tiago e do Castelo (Sesimbra) partilharam ainda as suas experiências e o seu plano pastoral para o lançamento e dinamização da JMJ com os seus jovens e comunidades.

 

Até à data, 50 paróquias da Diocese de Setúbal manifestaram o seu interesse em acolher a Jornada Mundial da Juventude, o correspondente a cerca de 90% das paróquias. Os moldes como decorrerá este acolhimento não são ainda conhecidos, estando dependentes das inscrições dos peregrinos, os quais, numa previsão otimista, poderão ir até 2 milhões de jovens.

Catarina Doro, representante da equipa Rede Igreja do Comité Organizador Local, dirigiu ainda uma palavra aos jovens presentes agradecendo a sua entrega neste trabalho de preparação para a JMJ, destacando os 4 “S” que a mesma implica: serviço, sacrifício, silêncio orante, e dizer “sim”, isto é, afirmar renovadamente, a cada dia, a disponibilidade para a missão.

A tarde terminou com um momento de encontro com o Senhor na oração, sendo orientada pelo Padre Álvaro Lago, assistente espiritual do Departamento da Juventude.

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
08 de Abril de 2022