Juventude/JMJ: Encontro Diocesano de Coordenadores Paroquiais JMJ

20220408-jmj-encontro-diocesano-coordenadores-paroquiais (21)

Encontraram-se na igreja de Santo André (Barreiro), no passado domingo, 3 de abril, os jovens designados como coordenadores dos Conselhos Paroquiais da Juventude / Comités Organizadores Paroquiais. Estas estruturas estão a ser criadas nas paróquias que manifestaram disponibilidade em ser “Paróquias de Acolhimento” na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

Este encontro foi promovido e dinamizado pelo Departamento da Juventude, com o objetivo de fazer um ponto de situação da preparação da JMJ, disponibilizar algumas orientações para a organização das paróquias e dos voluntários, bem como projetar os próximos passos. Os jovens das Paróquias de S. José (Setúbal), do Lavradio (Barreiro) e de S. Tiago e do Castelo (Sesimbra) partilharam ainda as suas experiências e o seu plano pastoral para o lançamento e dinamização da JMJ com os seus jovens e comunidades.

Até à data, 50 paróquias da Diocese de Setúbal manifestaram o seu interesse em acolher a Jornada Mundial da Juventude, o correspondente a cerca de 90% das paróquias. Os moldes como decorrerá este acolhimento não são ainda conhecidos, estando dependentes das inscrições dos peregrinos, os quais, numa previsão otimista, poderão ir até 2 milhões de jovens.

Catarina Doro, representante da equipa Rede Igreja do Comité Organizador Local, dirigiu ainda uma palavra aos jovens presentes agradecendo a sua entrega neste trabalho de preparação para a JMJ, destacando os 4 “S” que a mesma implica: serviço, sacrifício, silêncio orante, e dizer “sim”, isto é, afirmar renovadamente, a cada dia, a disponibilidade para a missão.

A tarde terminou com um momento de encontro com o Senhor na oração, sendo orientada pelo Padre Álvaro Lago, assistente espiritual do Departamento da Juventude.

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

08 de Abril de 2022