Quaresma/Domingo de Ramos: Moita viveu a “paixão de Jesus” na rua

20220410-moita-paixao-de-jesus-celebracao-publica (1)

No último domingo – celebração de Ramos na paixão do Senhor – a Paróquia da Moita levou para a rua a proposta “Caminhos da Paixão”, numa sugestão de vivência daquilo que anteriormente tem sido a ‘Procissão do Senhor dos Passos’.

Através de dez quadros do caminho de Jesus para o Calvário foram interpretadas dez figuras da Paixão de Jesus, nas ruas do casco velho, da vila da Moita.

Estiveram em proposta de oração as seguintes figuras/situações da paixão de Jesus: Agonia no Monte das Oliveiras (Judas); o julgamento (Anás e Caifás), a condenação (Pilatos), as negações de Pedro, o caminho de discipulado (Simão de Cirene), o encontro de Jesus com as mulheres, a indiferença dos soldados romanos, o arrependimento do bom e mau ladrão, o reconhecimento do centurião romano, o cuidado dos outros e de Deus com Nicodemos e José e Arimateia.

Em cada um destes momentos foi feita uma encenação alusiva, terminando com uma atualização do episódio pelo Pároco da Moita, Padre António Sílvio Couto. Foram dezenas as pessoas que se associaram a esta iniciativa, que teve a duração de cerca de duas horas.

De referir que, ao longo da quaresma, a temática da Via Sacra, em todas as sextas-feiras, teve presente esta mesma dinâmica, assumindo uma estação cada um dos grupos, serviços e movimentos paroquiais.

Padre António Sílvio Couto c/JM

11 de Abril de 2022