Missa Crismal: D. Gilberto dos Reis convidou à renovação das promessas sacerdotais com um “sim que atualiza o sim de Jesus”

“Este é o sim que encheu a vida de Jesus, desde o presépio, até ao Calvário. Que o fez ter a coragem de, mesmo perante a morte, não desistir: o sim do amor ao Pai, do amor a cada homem e a cada mulher de todos os tempos”, afirmou o Bispo Emérito de Setúbal.

Missa Crismal marcou o início do Tríduo Pascal na Diocese de Setúbal. A celebração decorreu em circunstâncias especiais, encontrando-se a diocese em Sede Vacante, ou seja, sem bispo diocesano.

A Eucaristia foi presidida por D. Gilberto dos Reis, Bispo Emérito de Setúbal, a convite do Administrador Diocesano, Padre José Lobato. Foi concelebrada por D. Augusto César, Bispo Emérito de Portalegre-Castelo Branco, que está temporariamente a residir na nossa Diocese, e pelo clero diocesano, contando com a presença de centenas de fiéis leigos e religiosos.

Nesta celebração, para além da renovação das promessas sacerdotais, foram abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o óleo do crisma. Os “santos óleos” serão administrados ao longo do ano nas paróquias, nos sacramentos, para fortificar e santificar o percurso da vida cristã da comunidade.

“Um sim difícil, mas um sim que encanta”

Nas palavras do Bispo Emérito, esta celebração é ocasião de “dar graças pelo dom do sacerdócio de todos os batizados e em particular dos ministros ordenados que tornam Cristo presente na sua Igreja”.

Dirigindo-se ao clero, D. Gilberto dos Reis afirmou que o “sim” que hoje o Senhor pede é o “sim” que deram no dia da sua ordenação “e que agora renovais diante do vosso Pai”, admitindo que este é “um sim difícil, mas um sim que encanta”.

Este é o sim que encheu a vida de Jesus, desde o presépio, até ao Calvário. Que o fez ter a coragem de, mesmo perante a morte, não desistir: o sim do amor ao Pai, do amor a cada homem e a cada mulher de todos os tempos. Este Este sim fez com que Jesus atravessasse o mistério da morte e por ele entrasse na glória da ressurreição. Que belo é este sim.”

“O vosso sim, caros presbíteros, atualiza o sim de Cristo Jesus, e permite que Jesus continue hoje a falar ao seu povo, a curar, a rezar, a entregar-se, a congregar todos, sem nunca desanimar. O vosso sim, caros padres, é um sim que enche toda a vossa vida”, acrescentou.

“Por causa desse sim, todos os dias procurais que os vossos pés, as vossas mãos, que a vossa inteligência, todo o vosso ser seja um instrumento mais disponível para ir onde Jesus precisar. É um sim de liberdade, um sim de caridade, um sim de renovação. O vosso sim é difícil, não só porque revela a entrega de cada um, na totalidade, mas também é um sim a construir com todos os presbíteros e o bispo, que leva a construir um único presbitério. Nenhum padre o é por sua conta e risco. Cada padre o é, na intimidade do seu bispo e dos outros presbíteros”.

O prelado reforça que este sim é difícil, mas é também através dele que se constrói a Igreja, de todos os batizados, que leva a um caminho sinodal e de comunhão, onde cada um conta, que chega aos confins da terra, que traz paz e que não cria divisões.

“O vosso sim tem uma dimensão infinita”, concluiu.

“Uma diocese onde tanto aprendi”

D. Gilberto dos Reis admitiu que estar em Setúbal neste dia é uma experiência “agridoce”: “doce porque sabe bem que estar convosco, experimentar a alegria e profundidade da vossa fé. Mas “agri” porque Setúbal neste momento não tem o seu bispo, e isso é doloroso para aqueles que amam esta Diocese.”

O Bispo Emérito de Setúbal saudou o Administrador Diocesano de Setúbal, Padre José Lobato, o Colégio de Consultores, o clero, os religiosos, o Seminário, os leigos, em particular os jovens, a quem convidou a participar “em força” na Jornada Mundial da Juventude, a acontecer no próximo ano.

Quero vos saudar a todos, uma Diocese onde tanto aprendi, que ficou para sempre no meu coração. Saudando a todos, saúdo o povo que vive nesta região, com os seus sonhos, as suas debilidades, um povo a quem Deus nosso Senhor ama e envia, este povo sacerdotal e santo.”

“Pedimos ao Senhor que nos envie um novo pastor”

“Em nome de toda a Diocese, quero saudar e agradecer a disponibilidade do D. Gilberto para estar aqui connosco. Ficamos muito contentes de o ter aqui connosco” dirigiu o Padre José Lobato.

No final da celebração, reiterou o convite à oração pela eleição do novo bispo diocesano. Foi para o efeito disponibilizada uma pagela com a oração a ser rezada e uma intenção a ser colocada nas eucaristias de domingo, em todas as comunidades.

“Um elemento fundamental a redobrar nos nossos hábitos, no contexto de sede vacante, é a oração, para que aqueles que têm de fazer a escolha sejam inspirados pelo Espírito Santo e que os ajude a discernir os melhores caminhos. Cabe a cada um de nós rezar por este processo, pedindo ao Senhor que nos envie um novo pastor, um novo bispo”, referiu.

[Fotogaleria completa]

15 de Abril de 2022