Ceia do Senhor: “A Eucaristia é um mistério que precisamos de contemplar” – D. Gilberto dos Reis, Bispo emérito de Setúbal

20220414-triduo-pascal-ceia-do-senhor-d-gilberto-dos-reis (21)

O Bispo emérito de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, presidiu, na passada quinta-feira, dia 14 de abril, à Missa da Ceia do Senhor, na Sé de Setúbal. Em período de Sede Vacante, o Administrador Diocesano, Padre José Lobato, destacou que, em 46 anos de existência da Diocese de Setúbal, foi primeira vez que se celebrou o Tríduo Pascal sem Bispo residente. “Este é um tempo, também, para rezarmos, com especial fervor, pela eleição de um novo Pastor”, afirmou no início da celebração.

Na homilia, o Bispo emérito de Setúbal lembrou a importância da Instituição da Eucaristia na Última Ceia de Jesus com os seus discípulos: “A Eucaristia é memória permanente da entrega de Jesus ao Pai por nós, e uma presença que, ao longo dos séculos, nos fala da ‘loucura’ de um Deus que está sempre connosco, nos acompanha, nos ama com um amor que nos liberta. A Eucaristia diz da profundidade do amor de Deus por nós, e nós não podemos passar sem ela porque precisamos de ser amados”.

“A Eucaristia é mistério que precisamos de contemplar – disse ainda D. Gilberto dos Reis – Jesus está aí presente para nos lavar os pés do egoísmo tremendo que está dentro de cada um. A Eucaristia é provocação do Amor de Deus para uma descentralização de nós mesmos e um centrar nos outros, para ajudar o outro a crescer, mas muitas vezes vimos à missa e vamos para casa como viemos. Não deixámos que o Senhor nos lavasse os pés, nem nos quebrasse o egoísmo”.

Ao terminar a homilia, o Prelado formulou um pedido: “Que esta Eucaristia nos ensine a descobrir o Mistério, deixando-nos transformar e ponha em nós o coração de Cristo. Que nos faça olhar para este Deus que, todos os dias, nos braços abertos da cruz nos diz: ‘estou à tua espera, até que venhas, mesmo que seja daqui a trinta anos’. Ao vivermos assim a Eucaristia, ela transformará o nosso coração, e no nosso coração, o coração do mundo todo”.

AS

21 de Abril de 2022