EMRC: Mais de dois mil alunos num encontro do Ensino Secundário, ecológico e solidário

20220421-Educris_Encontro-Nacional-de-Alunos-de-EMRC-do-Secundario_cartaz_2022

O décimo Encontro Nacional de Alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Ensino Secundário (ENES) vai reunir mais de dois mil estudantes, esta sexta-feira e sábado, dias 22 e 23 de abril, em Guimarães. Alunos de três escolas da Diocese de Setúbal vão participar no encontro.

“Depois do que vivemos queremos que este encontro seja um momento de festa, alegria, partilha e, também, sinal claro de uma atitude solidária e ecológica”, explicou o professor Sérgio Martins, da equipa nacional da EMRC, ao portal EDUCRIS do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

‘No Berço sou… Acolhido, mimado, nutrido!’ é o tema do ENES2022 que se vai realizar de forma presencial, com mais de dois mil alunos, em Guimarães.

Os alunos vão ser acolhidos, na tarde desta sexta-feira, no pavilhão municipal de Guimarães com várias atividades lúdicas e pelas 22h30 acontece o encontro/concerto de Fernando Daniel.

Na manhã de sábado os alunos vão realizar um peddy papper pela cidade de Guimarães. A festa de encerramento está prevista para as 14h00 e conta com a presença de D. José Cordeiro, arcebispo de Braga.

Os estudantes da disciplina de EMRC durante os dois dias de encontro nacional são convidados a oferecer “produtos de puericultura” que vão ser entregues à Cáritas Diocesana de Braga para as “crianças que mais precisam”.

“No berço se acolhe a grandeza, e a originalidade, mas também a fragilidade da vida de cada pessoa, que aprende a levantar-se e a caminhar como dom e partilha para os outros”, salientou o professor Sérgio Martins.

A organização do décimo Encontro Nacional de Alunos de Educação Moral e Religiosa Católica do Ensino Secundário pretende também evitar “o uso de plástico, bem como de materiais de utilização única”, e apostar em produtos reciclados nas suas várias atividades, em sintonia com o conceito de Ecologia Integral do Papa Francisco na Encíclica ‘Laudato Si’.

O ENES2022 contava com “2150 alunos de 65 escolas de todo o país”, no início deste mês de abril, informa o portal ‘Educris’.

A lei prevê a oferta obrigatória da disciplina curricular de Educação Moral e Religiosa Católica do Ensino Básico ao Secundário, e também dos cursos profissionais desde que passou a integrar as suas matrizes no ano letivo 2019/2020 (Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho).

A Concordata assinada em 2004 entre Portugal e a Santa Sé consagra a existência da disciplina de EMRC, sendo os professores propostos pelos bispos, nomeados pelo Estado e pagos pela tutela; é uma componente do currículo nacional, de oferta obrigatória por parte dos estabelecimentos de ensino e de frequência facultativa.

@Agência Ecclesia

21 de Abril de 2022