Festas e Tradições: Romaria a Cavalo partiu da Moita rumo a Viana do Alentejo

Partida da Romaria a Cavalo (2)

Mais de 600 romeiros partiram esta quarta-feira da Moita para cumprir a XX Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, após a bênção pelos párocos da Moita e Viana do Alentejo, junto à Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Em nota enviada à Diocese, a Câmara Municipal da Moita regista que a edição deste ano, depois do interregno provocado pela pandemia, contabiliza cerca de 400 cavalos inscritos.

“A Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo recupera no tempo uma tradição antiga, comum aos dois concelhos, em que os lavradores da Moita se deslocavam ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires com os seus animais, fazendo o percurso pela antiga Canada Real, para pedir proteção e boas colheitas. Nos dias de hoje, este evento alia a fé a um ambiente ímpar de camaradagem, que privilegia o convívio entre grupos de apaixonados por cavalos, associações equestres e as chamadas irmandades, muitas delas criadas a propósito deste evento” esclarece a autarquia.

Os romeiros vão pernoitar nas localidades de Poceirão, Casebres, Alcáçovas e junto ao Santuário de Nossa Senhora de Aires. A chegada a Viana do Alentejo, após um percurso de 150 quilómetros, está prevista para 23 de abril, sábado.

A Comissão Organizadora é composta pelas Câmaras Municipais da Moita e Viana do Alentejo, a Associação de Romeiros da Tradição Moitense e a Associação Equestre de Viana do Alentejo.

Fotografias: Câmara Municipal da Moita

21 de Abril de 2022