Setúbal: Procissão Penitencial encheu ruas do centro da cidade na Sexta-feira Santa

20220419-procissao-penitencial (18)

Saindo da Igreja de São Julião em direção à Sé, esta manifestação pública de fé evocou a paixão e morte de Jesus, com meditações e cânticos ao longo do percurso.

Na noite de Sexta-feira Santa, dia 15 de abril, e após dois anos de interregno devido à pandemia, realizou-se a Procissão Penitencial pelas ruas da cidade de Setúbal. A procissão foi presidida pelo Padre Fernando Paiva, Pároco de Nossa Senhora da Anunciada, e contou com a presença de outros sacerdotes da cidade, bem como do Seminário.

No final da celebração, que decorreu na Sé de Setúbal, o presidente concluiu com uma breve reflexão sobre as “sete palavras de sabedoria e de amor” proferidas por Jesus nos momentos da Paixão.

“Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”, foi a primeira frase evocada, lembrando que “o perdão de Jesus é radical”.

“Enquanto estava pendurado na cruz, Jesus falava palavras de perdão. Este humilde reconhecimento de Jesus revela a profundidade da sua terna misericórdia”, afirmou o Padre Fernando Paiva, convidando ao perdão, a deixar o julgamento e o ressentimento.

“Que estas palavras de Jesus nos ajudem a descentrar de nós mesmos, a não nos fecharmos na ilusão da nossa autosuficiência e entregar-Lhe confiadamente a nossa vida”, acrescentou.

“Mulher, eis aqui o teu filho”

“Que dom: aqui, morrendo na cruz, Jesus, confiou a sua própria mãe ao discípulo João e ao fazê-lo confiou-a a cada um de nós” explicou o Padre Fernando Paiva sobre a frase proferida por Jesus já crucificado a Maria e João.

“Estarmos hoje nesta catedral, lembra-nos a nossa padroeira, Santa Maria da Graça. Somos convidados a consagrar-nos a esta boa e incomparável mãe, colocando-nos sob o seu manto de proteção e de amor” observou, deixando uma intenção particular pela eleição do novo bispo de Setúbal:

Nesta hora particular da nossa Diocese, que espera um novo bispo, confiamos a Santa Maria da Graça esta intenção que trazemos no coração: pedimos à Mãe do Céu o dom de um novo bispo, segundo o coração do seu Filho.”

“Hoje lembramos o sacrifício do amor perfeito que nos salva da morte e do pecado. Que dom, que sacrifício Jesus suportou por nós. Entrar no ministério do amor sacrificial de Jesus permitir-nos-á amar como Ele nos amou. Jesus, Nosso Santo Senhor, ajudai-nos a confiar mais em vós”, concluiu.

22 de Abril de 2022