Festas e Tradições: Vila de Sesimbra volta a celebrar o Senhor Jesus das Chagas

burst

A Festa das Chagas está associada às celebrações religiosas em honra do Senhor Jesus das Chagas, principal festividade da comunidade marítima sesimbrense. O seu momento alto é no dia 4 de maio, com procissão que percorre as principais ruas da vila.

Sesimbra volta a celebrar nas ruas a festa do Senhor Jesus das Chagas após dois anos de festividades restritas em virtude da pandemia Covid-19. Os atos religiosos tiveram início a 24 de abril com a Novena do Senhor das Chagas.

“O Senhor foi encontrado na praia de Sesimbra a 4 de Maio de 1534. E desde então o povo reconheceu a delicadeza da Sua visita, e sabe que pode contar com Ele. Todos os anos, a seguir à Páscoa, O venera com grande amor. Reconhece as chagas que Ele padeceu pelos nossos pecados, mas sabe que agora elas são gloriosas, Ele venceu a morte e abraçou-nos na Sua vitória. Ressuscitou, e a Sua nova vida é comunicada a nós no nosso Batismo” pode ler-se no “Dia do Senhor”, boletim paroquial.

As festividades têm continuidade no dia 3 de maio, pelas 18 horas na Igreja Matriz de Santiago, com a Missa das Cinco Chagas do Senhor.

A 4 de maio acontece a Missa Solene da Exaltação da Santa Cruz, pelas 15h30, na mesma igreja, seguindo depois a imagem do Senhor Jesus das Chagas em procissão pelas principais ruas da vila, com sermão e bênção do mar e das embarcações no Largo da Marinha. No regresso à igreja, haverá sermão e a recitação do Te Deum.

A 5 de maio, pelas 18h30, está prevista Eucaristia Solene com tomada de posse do juiz para o ano de 2023, na Igreja Matriz de Santiago.

O culto ao Senhor Jesus das Chagas em Sesimbra remonta ao século XVI, mais concretamente a 4 de maio de 1534, quando, de acordo com a tradição oral passada de geração em geração, a representação do Senhor das Chagas existente na vila terá sido trazida por correntes marítimas durante a afirmação da igreja protestante em Inglaterra, quando todas as imagens católicas foram deitadas ao mar.

A imagem foi encontrada por pescadores nas praias de Sesimbra e encontra-se atualmente na capela da Santa Casa da Misericórdia. Todos os anos, a 4 de maio, a imagem sai e percorre as ruas da vila em procissão, até à Igreja Matriz. A data é feriado municipal.

27 de Abril de 2022