Padres do Prado: Assembleia nacional decorre na Casa de Santa Rafaela Maria em Palmela

20220428-assembelai-nacional-padres-do-prado

A Assembleia do Prado de Portugal decorre entre 25 e 29 de abril na Casa de Santa Rafaela Maria, em Palmela.

O tema da Assembleia é dedicado ao carisma do Prado no presbitério diocesano: “Como viver o carisma do prado no interior do presbitério diocesano. O que significa e o que lhe é específico”.

No primeiro dia, foi dedicado um tempo largo para partilhar a nossa vida pessoal, pastoral e das equipas do Prado. “Colocámos em comum as questões que trabalhámos ao longo deste último ano de preparação para a Assembleia e colocámos igualmente em comum os estudos do Evangelho feitos em equipa ou pessoalmente de preparação para a referida Assembleia” referem os sacerdotes em comunicado enviado à Diocese.

O segundo dia da Assembleia foi de aprofundamento da temática da Assembleia, o qual será orientado pelos dois membros do Prado Internacional, o Responsável Geral do Prado Internacional, Armando Pasqualotto e outro permanente, Sérgio Braga.

O terceiro dia foi dedicado, toda a manhã, à primeira formação no Prado. “Desafios que nos são colocados e passos a dar; como dar a conhecer a graça do Prado”, explicam.

Esta quinta-feira, após visita à cidade de Évora, os padres do Prado dedicaram-se a projetar os próximos tempos no que diz respeito à dimensão internacional e nacional, incluindo a eleição do novo coordenador do Prado de Portugal.

A Assembleia termina esta na sexta-feira, continuando com alguns assuntos de ordem prática da vida do Prado.

A origem do Prado

A Associação dos Padres do Prado é um instituto secular sacerdotal de direito pontifício e é o fruto de um dom concedido à Igreja pelo Espírito Santo na pessoa de António Chevrier, padre da diocese de Lyon, com vista à evangelização dos pobres.

Ao meditar no mistério da encarnação, na noite de Natal de 1856, António Chevrier recebeu uma iluminação que ia marcar a orientação da sua vida e do seu ministério junto dos pobres.

Dizia o padre Chevrier: “Foi ao meditar na noite de Natal sobre a pobreza de Nosso Senhor e no seu abaixamento ao nível dos homens que eu resolvi deixar tudo e viver o mais pobremente possível. Foi o mistério da Encarnação que me converteu…”

A Associação dos Padres do prado não tem um método de apostolado que lhe seja próprio, tem, sim, uma orientação apostólica: “Evangelizar os pobres tornando-os discípulos de Jesus cristo e trabalhando com vista a tornarmo-nos semelhantes a eles”.

Há aproximadamente 1200 padres do Prado, repartidos por cerca de 40 países. Em Portugal, são neste momento 10, presentes nas Dioceses de Angra, Braga, Coimbra e Setúbal. Em cada uma das dioceses existem equipas que se encontram semanal ou mensalmente.

28 de Abril de 2022