Academia Fé e Cultura: Segundo módulo do projeto-piloto de formação diocesana chegou ao fim

20220429-academia-fe-cultura-termino-modulo-ii (2)

“História da Igreja de Setúbal” foi ministrado durante sete semanas pelo Padre Francisco Mendes. O projeto-piloto contará ainda com um workshop sobre a encíclica “Laudato Si” a realizar no mês de junho.

Teve início a 25 de janeiro, como versão-teste. A Academia Fé e Cultura (AFC), em desenvolvimento na Diocese de Setúbal, tem como intuito oferecer um fórum de reflexão e formação bíblica, teológica e cultural às suas comunidades, em diálogo com a sociedade e como resposta aos desafios da evangelização e da missão nos tempos atuais.

A versão piloto do projeto contou com dois módulos: o primeiro foi sobre o Evangelho de São Lucas, orientado pelo Padre João Lourenço, doutor em Teologia Bíblica e professor catedrático emérito da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. O segundo módulo, realizado nos meses de março e abril, teve como tema a “História da Igreja de Setúbal” e foi ministrado pelo Padre Francisco Mendes, historiador e pároco de Charneca de Caparica.

As duas formações decorrerão em regime híbrido (presencial e online, via Zoom), podendo os interessados escolher a modalidade em que queriam frequentar os módulos. As sessões presenciais decorreram no auditório do Externato Frei Luís de Sousa, em Almada.

Participaram na versão piloto do projeto cerca de 120 leigos e consagrados das mais diferentes proveniências, inclusive de outras dioceses e países.

No final da última sessão, Maria da Graça Pacheco, diretora da Academia Fé e Cultura, agradeceu a disponibilidade dos formadores e a participação dos formandos, bem como o apoio técnico do Gabinete de Comunicação da Diocese e o acolhimento do Externato Frei Luís de Sousa.

Explicou que a equipa pedagógica da Academia entrará num período de avaliação do projeto-piloto, de modo a planear as iniciativas futuras.

Por fim, anunciou que está a ser pensado um workshop, a realizar ainda neste ano pastoral no mês de junho, para aprofundamento da Encíclica Laudato Si’, publicada em 2015 pelo Papa Francisco. Novas informações serão divulgadas em breve.

Formação: Academia Fé e Cultura abre portas com Evangelho de São Lucas

Formação: “Academia Fé e Cultura” inicia em 2022 com projeto-piloto