Decorreu entre 25 e 29 de abril a Assembleia Nacional do Prado de Portugal, na Casa de Oração de Santa Rafaela Maria, Palmela, diocese de Setúbal.
Nesta Assembleia foi aprofundado o tema “Como viver o carisma do Prado no interior do presbitério diocesano, o que significa, o que lhe é específico”.
Na primeira parte da Assembleia pusemos em comum as marcas que trazemos nas nossas vidas de pastores do Senhor Jesus crucificado e ressuscitado, que compartilhamos com o Povo de Deus a que um dia fomos chamados a servir e a amar à maneira do nosso mestre Jesus Cristo, referência máxima do nosso ministério, sob a mediação da Igreja e em estreita comunhão com os presbitérios de cada uma das dioceses em que estamos inseridos.
Nesta primeira etapa estiveram presentes os padres que, embora não tendo compromisso no Instituto do Prado, participam connosco nos encontros que realizamos regularmente para estudar o Evangelho, com o objetivo de conhecer, amar e seguir Jesus Cristo mais de perto à maneira do padre Chevrier.
Refletimos que o carisma do Prado anima o presbitério diocesano, ajudando a passar de um sacerdócio funcional a um sacerdócio mais existencial e missionário. Este carisma vai ao encontro das inspirações do Concílio Vaticano II e do Magistério do Papa Francisco e que se traduzem nos seguintes pontos: “Conhecer Jesus Cristo é tudo”; “Ter o Espírito Santo de Deus é tudo”; “Evangelizar os pobres é o único necessário”. Tudo isso se vive juntamente com outros irmãos sacerdotes em espírito de fraternidade, tal como nos impele o padre António Chevrier, fundador do Prado.
Num segundo tempo da Assembleia tomaram-se algumas decisões e iniciativas missionárias:
- Procedemos à eleição do Coordenador Nacional do Prado, tendo sido reconduzido o padre Emanuel Valadão Vaz por um período de 4 anos.
- Partilhar o dom do Prado com outros padres dos nossos presbitérios.
- Avançar com a formação inicial, nas dioceses de Angra, Coimbra e Setúbal, para ajudar os padres simpatizantes do Prado a viver um processo de discernimento para melhor responder ao chamamento de Deus;
- Promover um encontro de formação para os formadores, orientado pelo Prado Internacional;
- Fortalecer o acompanhamento dos Leigos que partilham com os padres o carisma do Prado.
Nesta Assembleia lembramos os nossos irmãos do Prado que não puderam estar presentes por motivos de saúde e os dois pradosianos, os padres Manuel Soares e Avelino Cardoso, que após se configurarem neste mundo com o Jesus encarnado e crucificado, participam da glória do Cristo ressuscitado.
Que o dom do Ressuscitado ajude os padres do Prado a viver a sua vocação em comunhão com o presbitério e a tomar iniciativas missionárias que ajudem a nossa Igreja a buscar a eficácia pastoral, no seguimento de “Jesus Cristo que se fez pobre para nos enriquecer com a sua pobreza”.
Padre Emanuel Valadão Vaz, Coordenador do Prado de Portugal
Padres do Prado: Assembleia nacional decorre na Casa de Santa Rafaela Maria em Palmela